quarta-feira, 4 de abril de 2012

As bem-aventuranças de Jesus


Introdução

As bem-aventuranças de Jesus ( Matt. 5:2-12 ) fornece uma descrição da vida no Reino dos Céus, já que para estar no Reino dos Céus significa ser consolados, para ser aceito, ser satisfeito, para ser mostrado misericórdia, de ver a Deus, para ser chamado filho de Deus, e para reinar com o Messias em Sua glória. Embora nós tendemos a pensar do Reino como algo futuro (e, portanto, remota), cada uma dessas bênçãos é uma possessão presente para a pessoa de fé (e, portanto, próximo). Jesus não estava expressando idealismo ético tanto quanto ele estava revelando o estilo de vida daqueles que confiam nEle.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Ordenação Feminina – Respondendo às Objeções



 Por Hermes C. Fernandes

Devo confessar: não podia supor que meu artigo sobre ordenação feminina provocaria tantas reações. Só no facebook foram mais de cem comentários. Preferi não respondê-los através de comentários, mas através de um segundo artigo.
Há várias passagens usadas como objeção à ordenação feminina. Examinemos duas delas:
1 – Paulo dá instrução apenas à bispos e diáconos homens
A passagem mais usada para esta objeção é a de 1 Timóteo 3:1-13.  Paulo diz que quem quer que aspire ao episcopado “excelente obra deseja.” Em seguinda, ele apresenta alguns requisitos básicos para quem pretenda exercer tal ministério. Entre eles, o bispo deveria ser “irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro, apto para

ORDENAÇÃO FEMININA: 7 razões favoráveis a mulheres pastoras


Por Hermes C. Fernandes

Aproveitando o mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, resolvi escrever um artigo sobre o tão polêmico tema. Respeitando os discordantes, quero expor aqui as razões pelas quais defendo a ordenação feminina, tanto ao presbiterado, quanto ao diaconato.

1 – Em Cristo acabam as distinções étnicas, sociais e sexistas
“Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.” Gálatas 3:28
Se Deus pode incluir judeus e gentios no ministério, por que não incluiria tanto homens quanto mulheres? Se vamos manter a distinção entre sexos, deveríamos também manter a distinção entre dias, meses, anos, entre judeus e gentios, entre animais limpos e impuros, etc.