sexta-feira, 27 de maio de 2011

As muralhas de Jericó


Hebreus 11:30 - Pela fé, as muralhas de Jericó caíram, depois de terem sido rodeados por sete dias.
Leia Josué 1-6. 

Quase todo mundo já ouviu a história sobre Josué e as muralhas de Jericó.  A história não é lenda ou mito. Cerca de 40 anos após os hebreus fizeram seu êxodo do Egito, eles lutaram uma batalha decisiva em Jericó, a fim de estabelecer uma ponte na nova pátria. Jericó era uma cidade murada e apresentou um grande obstáculo para os hebreus, porque foi bem no meio do seu caminho rumo à Terra Prometida. Jericó tinha que ruir! Porque os hebreus olharam para o Senhor com fé, Deus milagrosamente tomou Jericó fora do seu caminho e da conquista da Terra Santa foi capaz de continuar. 



O sexto capítulo do livro de Josué dá-nos o relato dramático da batalha único na história. Josué Leia os capítulos 1-6, a fim de ver todos os passos importantes que levaram a esse momento de clímax quando os muros de Jericó desmoronaram. Tudo isso é história importante, porque é o registro divino de como Israel recebeu a terra que Deus lhes havia prometido muito antes (Gênesis 15:18). Através desta nação nessa terra havia de vir a Salvador para a humanidade! 
Além da importante história contida no livro de Josué, existem algumas lições espirituais importantes a serem aprendidas também. Há o lado prático e devocional a Josué, bem como os históricos. Os registros das batalhas que combateu Israel contêm princípios espirituais para o combate cristão. Sabemos pelas Escrituras que estamos envolvidos em lutas espirituais com o "inimigo de nossas almas" (Efésios 6:11-17). Satanás quer manter a nós, cristãos, deixando de desfrutar das bênçãos espirituais que estão disponíveis para nós em Cristo. Não há realmente amor, alegria, paz, descanso, liberdade, esperança, segurança e comunhão íntima (e tudo aquilo que você anseia) para ser vivida na "terra prometida" da vida cristã. Mas Satanás coloca sua Jericos para nos manter "fora da terra." As paredes da dúvida e do desânimo e desespero se tornar grandes obstáculos no caminho do cristão. Um pecado particular ou desligamento no crescimento da vida cristã pode tornar-se um Jericó. Os obstáculos parecem intransponíveis, e Satanás  ri como os homens se encolher de medo ou se contentam em viver "no deserto" da experiência cristã. Há algum Jericos em sua vida? As paredes devem cair! 
Israel estava na terra do povo de Deus. Deu-lhes uma herança terrena e lhes prometeu bênçãos terrenas (Josué 1:3). Todos eles tinham que fazer era entrar e possuir a terra (1:11). Deus não quer que seu povo vivendo no deserto por mais tempo. Eles foram lá por cerca de 40 anos por causa da murmuração e da reclamação e da desobediência e da incredulidade. (32:13, números 1 Coríntios 10:5-11, Hebreus 3:15-19. Veja) Agora eles estavam a sair com renovada dedicação, e afirmam que boa terra - a terra que "mana leite e mel" ( Êxodo 3:8). O Senhor prometeu-lhes a vitória sobre Jericó e toda a terra. Ele também prometeu-lhes a Sua constante presença com eles (Josué 1:5 e 6:5). Não houve necessidade de ter medo ou desanimo (1:9). 
O que é um retrato da vida cristã! Nós somos o povo de Deus e Ele deu-nos uma herança celestial e todos os tipos de bênçãos espirituais. Nós vemos essa imagem de que há duas possíveis razões por que deixamos de saborear o "leite e mel" da vida cristã. Murmurando e reclamando e na incredulidade é obrigado a conduzir a "vida no deserto." A falta de crédito nossa "terra prometida" levará para o mesmo. Não devemos esperar até chegarmos ao céu para desfrutar da nossa herança celestial. Deus quer que "atravessar o Jordão" agora e reivindicar as bênçãos que temos em Cristo agora. Isto é o que Efésios 1:3 quer dizer quando diz: "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com toda bênção espiritual nos lugares celestiais com Cristo." (Efésios 1:4-14 Confira uma lista de algumas das nossas bênçãos espirituais. Você está gostando de tudo isso?) Sim, as coisas boas da "Terra Prometida" são nossos para ser possuído, mas temos de reivindicá-los e adequado lós antes de podermos chamá-los de nossa própria (Josué 1:3). Um cristão que tem medo de morrer não tem realmente reivindicou sua segurança em Cristo. (Hebreus 13:5 Veja.) Um cristão que está preocupado com seu futuro não tem realmente se apropriou do "descanso da alma" que está disponível em Cristo. (Mateus 11:29). Um cristão que está sempre reclamando e descontentes não tem realmente experimentou a alegria e a paz do Reino. (Veja Romanos 14:17). Um cristão que não pode ficar junto com seus irmãos e irmãs no Senhor realmente não andou na terra do grande amor que está disponível para todos os cristãos. (João 15:09 ver e pensar o quanto existe amor entre Pai e Filho - que é o quanto nos é dado!) 
Mas o que é esses Jericos? Eles estão lá porque Satanás sabe que o cristão é um cristão frustrado ineficaz. Ele também sabe que o cristão que está desfrutando das bênçãos de Cristo é um cristão que está se movendo para fora e difusão do Reino de Deus. Portanto, Satanás fará qualquer coisa em seu poder para manter-nos derrotados, assustado e "jogar a toalha". Mas Deus nos prometeu vitória (Romanos 8:37), assim como ele prometeu Josué. Ele também prometeu-nos a Sua presença constante pessoais (Hebreus 13:5), assim como Ele prometeu a Josué. Não há necessidade de medo (2 Timóteo 1:7). Não há muralhas de Jericó, que são muito altos ou muito grosso para o nosso Deus. Qual é a sua Jericó que está lhe impedindo de entrar completamente na "terra da bênção" que Deus tem reservado para você? As paredes da dúvida e do medo ou da tentação ou um pecado secreto ou um "eu não poderia me importar menos" atitude não são inexpugnáveis! 
A vitória sobre Jericó estava garantida, mas não era automática. Israel teve que seguir as instruções que Deus lhes havia dado a certeza da vitória. Nós também temos que seguir as instruções que Deus deu a nós, se formos a ver as "paredes estão caindo." Nas etapas que antecederam a queda de Jericó, vemos alguns princípios espirituais que, quando aplicadas, trazem a certeza da vitória. O primeiro lugar  princípio é o de conhecer e obedecer e aplicar a Palavra de Deus (Josué 1:7-8). A "lei" aqui significa os cinco primeiros livros da Bíblia - a Bíblia que o povo tinha na época. Temos que fazer mais que "ter uma pequena Bíblia" a cada semana. Devemos estudar a Palavra de Deus até que ele é uma parte de nós que caracteriza a nossa conversa (1:8). Devemos obedecer-lhe, sem comprometer (1:7). Devemos obedecer a tudo o que está escrito (1:8). Então, e só então seremos bem sucedidos (1:7-8). Este certamente é o segredo do sucesso para o cristão. Não bata até que você realmente tentou fazê-lo! 
Outro princípio para a vitória que surge a partir desses primeiros capítulos de Josué é a "seguir a arca." Agora, este princípio vai soar bem distante, até que percebemos que Deus está pintando um retrato aqui nas Escrituras para ilustrar o princípio Ele quer que aprendamos. A arca mencionado em Josué 3 e 4 não era um barco grande como a Arca de Noé, que era uma dimensão sagrada caixa tronco que os sacerdotes transportadas como os hebreus viajou do Egito para a Terra Prometida. A arca foi mantido no lugar mais sagrado de Israel da tenda de adoração. (Eles não tinham um templo até anos mais tarde, no reinado de Salomão.) A arca representava o ponto de encontro entre Deus e o homem. Uma vez por ano o sangue dos sacrifícios do Antigo Testamento tinham de ser apresentadas na arca diante do Senhor. Foi esta arca, que abriu o caminho através do rio Jordão para a terra prometida (3:13-17). Foi essa arca, que foi realizado no meio do povo hebreu quando eles marcharam ao redor de Jericó (6:8-9 ). Agora, na ilustração que Deus traçou para nós a arca imagens do Senhor Jesus. Ele é o ponto de encontro entre Deus e o homem. (João 14:6 e 1 Timóteo 2:5 Veja.) Ele é o único cujo sangue foi apresentado uma vez por todas diante de Deus para resolver o problema do pecado. (Veja Hebreus 9:11-15). Ele é o único que abriu o caminho para a "terra da bênção". Ele é o único que deve estar no centro da nossa marcha de fé em torno desses Jericos em nossas vidas. A nossa caminhada de fé deve ser Cristo e as paredes vão  cair! 
Há muitos princípios espirituais para a vitória contidas no livro de Josué, mas estes dois "grandes pecados" são o suficiente para você "para a terra", onde você vai começar a desfrutar da sua herança em Cristo. É que colocamos Cristo, onde ele pertence em nossas vidas e absorver a sua palavra até que caracteriza as nossas vidas, não haverá espaço para aqueles obstáculos Jericó. Aquelas paredes de barreira vai simplesmente desaparecer. Os Jericos em sua vida pode demorar um pouco para cair - lembre-se, os muros não caíram até que as pessoas rodeavam a cidade pela fé durante sete dias! Mas se os princípios são realmente aplicadas (sem atalhos!) As paredes não podem permanecer. Os muros de Jericó vai cair! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário