terça-feira, 27 de março de 2012

Não toqueis nos meus ungidos




É o uso de um texto com o pretexto para abuso espiritual...

Desde tempos imemoriais a "classe sacerdotal" tentou explorar os medos dos outros, sugerindo que eles são especialmente escolhido (ou "ungidos") por Deus como autoridades. Vemos evidências desta ao longo da história - começando com Babilônia antiga (Babilônia) e permutando toda a pletora de grandes religiões do mundo hoje existente.

No cristianismo protestante, e em particular no chamado "movimento carismático", muitas vezes há uma falta de hierarquia bem definida (ou seja, uma "classe sacerdotal"), mas o mantra "Não toqueis nos meus ungidos" às vezes é citado por auto-proclamados líderes, como forma de manter o controle sobre os membros da assembléia. Em outras palavras, esta frase é interpretada (por eles) como "Eu não estou a ser criticado, desde que eu sou um dos mais ungidos de Deus!"

Mas será que a Escritura realmente implica isso, ou isso é um caso de abuso o significado claro da Palavra de Deus, a fim de manipular os outros?

Não toqueis nos meus ungidos, os meus profetas não façais mal! 
(1 Crônicas 16:22)

Em primeiro lugar esta frase é na verdade um verso de uma canção de Asafe embutido na conta do retorno da (arca) para o (tenda) tal como consta em Crônicas. Precisamos começar com isso como uma compreensão do tipo de literatura que estamos lendo. Compare o Salmo 105:15. 

Em segundo lugar, a passagem em questão não se refere a profetas do Senhor, no sentido Nova Aliança, mas aos patriarcas original - e é mais provável uma referência direta a quando Abimeleque foi repreendido pelo Senhor em sonho para não tocar Sarah (ver Gênesis 20:02-ss). 

Em terceiro lugar, citando este verso como um meio de justificar qualquer tipo de direito especial para si mesmo (ou outros) inteiramente perde o ponto dos ensinamentos do sobre "liderança servidora":

Quem quiser ser o primeiro entre vós deve ser escravo de todos. 
(Marcos 10:44)

Você quer um "título"? Como cerca de servo O servo do Senhor, é ser humilde, disposto a suportar o rebanho do Senhor com ternura e compaixão. Ele (ou ela) não é para ser "como os gentios" que tomam o poder, a fim de "dominar" sobre os outros:

Os reis das nações exercem domínio sobre elas, e aqueles que têm autoridade sobre elas são chamados benfeitores. Mas não é assim com você. Em vez disso, deixe-o maior entre vós seja como o menor, e o líder como aquele que serve. (Lucas 22:25-6)

Pois quem se exalta será humilhado, 
e quem se humilha será exaltado. (Lucas 14:11)

Claro que pode haver casos em que um pastor ou professor precisa exercer seu papel dado por Deus como uma autoridade, embora este seja normalmente em resposta àqueles que têm persistentemente agido de forma contrária à sã doutrina e que buscam incitar rebelião em outros. O apóstolo Paulo fornece diretrizes para essa disciplina em algumas de suas letras. Mas sempre que alguém afirma que eles são "ungido" e não deve ser questionada, as bandeiras vermelhas deve começar acenando e você deve estar na sua guarda espiritual.

Quem é sábio e entendido entre vós? Por sua boa conduta deixá-lo mostrar suas obras em mansidão de sabedoria. Mas, se tendes amargo ciúme e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, ser falsa a verdade. Esta não é a sabedoria que vem de cima para baixo, mas é terrena, não espiritual, demoníaca. Porque onde há inveja e espírito faccioso, haverá desordem e toda prática vil. Mas a sabedoria do alto é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, aberto à razão, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera. E uma colheita de justiça é semeado na paz para aqueles que promovem a paz. (Tiago 3:13-18).


Fonte: Hebraico para os cristãos
Copyright © John J. Parsons
http://www.hebrew4christians.com/






Nenhum comentário:

Postar um comentário