sábado, 30 de março de 2013

Lembrai-vos da Mulher de Ló


Lembrai-vos da Mulher de Ló (Lucas 17:32)” por J.C. Ryle


Há poucas advertências na Escritura mais solenes que esta. O Senhor Jesus Cristo nos diz, “Lembrai-vos da mulher de Ló.” A esposa de Ló professava a verdadeira religião: seu marido era um “homem íntegro” (2 Pedro 2:8). Ela deixou Sodoma com ele no dia da sua destruição; ela olhou para trás, em direção a cidade, em desobediência a ordem expressa de Deus; ela morreu imediatamente, transformando-se em uma estátua de sal. E o Senhor Jesus Cristo a utiliza como exemplo para Sua igreja; Ele diz: “Lembrai-vos da mulher de Ló”. É uma advertência solene, quando consideramos a pessoa que Jesus menciona. Ele não nos convida a lembrar de Abraão, ou Isaque, ou Jacó, ou Sara, ou Ana, ou Rute. Não! Ele escolhe alguém cuja alma estava perdida para sempre. Ele clama a nós: “Lembrai-vos da mulher de Ló”.
É uma advertência solene, quando nós consideramos sobre o tema de Jesus. Ele está falando da Sua segunda vinda, quando virá julgar o mundo; Ele está descrevendo o estado terrível de despreparo no qual muitos serão achados. Os últimos dias estão na Sua mente, quando Ele nos diz: “Lembrai-vos da mulher de Ló”.

segunda-feira, 18 de março de 2013

CHOCOLATE CANINO


A lei da mente é implacável. O que você pensa você cria. O que você sente você atrai. O que você acredita torna-se realidade

 “Filhinhos, ninguém vos engane” (1 João 3:7)

Rev. Roy Medley voltou para casa cansado. O jantar estava na mesa, mas, depois de comer ele ainda não estava satisfeito. Você já se sentiu assim, desejando alguma coisa e sem saber o que? Depois que levantaram da mesa, ele começou a andar de um lado para outro em seu escritório particular, revolvendo tudo, a procura de algo para comer. De repente, ele encontrou! - uma bolsa cheia de chocolates incomparáveis (aqueles deliciosos sinos de chocolate, cobertos com pequenos pontos brancos de açúcar). Pegando dois deles, colocou-os em sua boca. Antes de engoli-los, sua esposa entrou no gabinete e, com olhar de reprovação, gesticulou, pedindo-o que parasse. Olhando para a esposa, com olhar desafiante, engoliu os chocolates como se dissesse: "eu tenho direito de comer o que quiser". Só naquele momento ela conseguiu falar, gaguejando: "Chocolate canino! Chocolate canino!"

O que aconteceu com aquele homem, naquela noite, em parte, ilustra o problema com o pecado. O pecado é o grande enganador, o grande mascarado que sempre é diferente do que parece ser. Pensamos que estamos fazendo o certo e estamos apenas seguindo a passos largos para a perdição. Pensamos que estamos nos alegrando em determinado lugar, mas estamos apenas aumentando nossos momentos de angústia.

Pensamos que estamos edificando nossa vida espiritual e, na verdade, estamos destruindo-a. O pecado sempre tem boa aparência, mas é enganoso e mentiroso e nada de bom tem a nos oferecer. O pecado usa a máscara do amor para nos seduzir com luxúria. Usa a máscara da segurança para nos tornar cobiçosos e avarentos. Usa a máscara do "não há problema" para nos afastar de Deus e da felicidade.

Cremos que fazemos o melhor para nós, como o homem de nossa história. Ficamos empolgados, sorrimos, avançamos com determinação sobre o que nos parece "uma delícia", e o tempo todo, Deus está gritando para nós: "Chocolate canino! Chocolate canino!" Você tem procurado buscar a direção de Deus para sua vida ou continua se enganando e comendo "chocolate canino"?

Paulo Barbosa

MATURIDADE



“Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito” (Efésios 2:19-22)

Um famoso colunista escreveu, em um de seus textos, uma definição quádrupla de maturidade. Ele diz: "Ter maturidade é perseverar no que está fazendo até que termine. Suportar uma injustiça sem pensar em vingar-se. Levar consigo dinheiro sem fixar seu pensamento em gastá-lo. Cumprir seu dever mesmo não sendo supervisionado."

Como está a nossa maturidade espiritual? Continuamos agindo como crianças ou, edificados no ensino das Escrituras, temos crescido diante de Deus? Temos glorificado ao Senhor por Ele ter entrado em nossos corações ou ainda murmuramos por tudo, realçando nossas incertezas e falta de fé?

Quando adquirimos uma certa maturidade, não nos deixamos levar por ventos de doutrina ou pela insegurança que nos faz desistir diante do primeiro problema ou obstáculo. Perseveramos no que fazemos porque temos a convicção de que o nosso trabalho é para a glória do Senhor. Se somos maduros em nossa vida espiritual, não pensamos em revidar as ofensas recebidas. Nossas vidas estão no altar de Deus e, portanto, tudo que diz respeito a nós está colocado em Suas mãos.

Quando o Senhor é nosso Pastor e Governador, aprendemos a buscar a Sua direção em tudo. Não apenas nosso dinheiro, mas tudo o que temos e somos pertence a Ele. Uma pessoa crescida e madura espiritualmente, cumpre com todas as suas obrigações. Ela o faz por amor ao Senhor, por gratidão pelas bênçãos recebidas, porque sabe que está desfrutando de uma vida abundante e caminhando em direção à vida eterna.

Maturidade espiritual é deixar Cristo ser o Senhor de toda a vida e, dessa forma, gozar de perfeita e plena felicidade.

Paulo Barbosa

REMÉDIO INFALÍVEL




“Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor” (1 João 4:8)

O amor é o melhor remédio para a enfermidade do mundo, disse Karl Menninger, uma autoridade no campo da medicina e psiquiatria. Ele disse à sua equipe: "A coisa mais importante que você pode oferecer a um paciente é amor. Quando as pessoas aprendem a dar e receber amor, elas se recuperam da maior parte de suas enfermidades, tanto físicas como emocionais."

Quando há amor em nossos corações, somos mais generosos, mais agradáveis, mais tolerantes, mais felizes. Aprendemos a olhar tudo por um ângulo mais positivo e as dificuldades são ultrapassadas com mais confiança e tranquilidade. Com amor no coração, suportamos com mais vigor os reveses da vida, atravessamos os desertos sem murmurações e com muito mais facilidade expressamos gratidão a Deus por tudo que Ele nos dá.

O amor enche de paz a nossa alma, fortalece nossos músculos espirituais quando a caminhada em busca de nossos sonhos é longa e encoraja a nossa paciência quando o tempo de espera parece não ter fim. Com amor, encaramos as lutas com mais coragem, enfrentamos as decepções com mais tolerância, buscamos os objetivos com menos ansiedade, aprendemos a confiar no Senhor sabendo que a vontade dEle é soberana.

O rancor alimenta as nossas enfermidades, o amor as suaviza e cura. O ódio faz crescer a desesperança, o amor revigora a fé. O amor faz brilhar o nosso sorriso, suaviza as agruras do caminho, aproxima-nos mais de Deus. Para os que estão sem esperança e fé, Deus oferece um remédio infalível: o amor. Com ele, tudo fica muito mais fácil.

Paulo Barbosa

VOA SOBRE O PANTANO



Um pássaro vivia resignado, em uma árvore apodrecida, no meio de um pântano. Havia se acostumado a estar ali. Comia larvas da lama e estava sempre sujo. Suas asas estavam inutilizadas pelo peso da sujeira.
Certo dia um vendaval derrubou sua morada. A árvore apodrecida foi tragada pelo pântano e ele se deu conta de que ia morrer. Para salvar-se, começou a agitar suas asas com força, tentando voar. Era muito difícil pois havia esquecido como voar.
Mas enfrentou a dor, conseguiu alçar voo e cruzou o amplo céu. Chegando finalmente a um bosque fértil e formoso!
Os problemas são como um vendaval que destrói sua vida e o obrigam a ‘levantar voo ou morrer’. Nunca é tarde para ser feliz. Não importa o que se viveu, não importa os erros cometidos, não importa as oportunidades que se deixou passar, não importa a idade.
Sempre é tempo de dizer basta, entender que é preciso melhorar, sacudir a lama e voar alto, para bem longe do pântano. Abandone sua comodidade, enfrente seus medos e inseguranças e, só assim, começará a voar.
Deus o acompanhará e mostrará qual caminho tomar. Eu tenho certeza que você chegará até o bosque tão desejado.

Fonte: Paulo Barbosa

terça-feira, 5 de março de 2013

UM CORAÇÃO TRANSBORDANTE DE SABEDORIA‏



“Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca” (Mateus 12:34

"O coração de um homem tolo está em sua boca, mas, a boca de um homem sábio está em seu coração." (Benjamin Franklin)

De que temos falado mais ultimamente? De coisas boas ou más? De bênçãos ou murmurações? De verdades ou de mentiras? De sabedoria ou de tolices? Do Senhor ou das coisas deste mundo? Quando nossos corações estão cheios de enganos e vaidades, quando estão ocupados por egoísmo e mesquinharia, quando são preenchidos por todo tipo de influências e tentações, quando nunca permitem que Jesus Cristo os visite ou faça neles morada, então a sabedoria fica de fora e não pode ser vista em nossas atitudes.

Quando nossos corações estão cheios de amor, a nossa boca e todo o nosso ser mostram atitudes de puro e verdadeiro amor. Quando a fé se hospeda em nossos corações, não há em nós palavras de dúvidas ou qualquer tipo de queixa. Quando impedimos o desânimo de entrar em nossos corações, abrindo todas as suas portas e janelas para a confiança plena no Senhor, nossa vida brilha, nossas palavras confortam e animam, nossa esperança jamais se abala.

Somos sábios quando convidamos Jesus para habitar permanentemente em nossos corações. Quando está em nós, podemos todas as coisas, somos capazes de ultrapassar todos os momentos difíceis, acreditaremos sempre na vitória e nossa boca será sempre uma fonte de esperança e bênçãos. A nossa palavra deve vir direto de nosso coração e nosso coração deve estar colocado completamente no Senhor. Queremos estar ligados nEle e queremos que Ele jamais se desligue de nós. Queremos ser abençoados por Deus e queremos ser uma bênção em Suas mãos. Queremos ser sábios no testemunho do Senhor e queremos que a sabedoria de nossas palavras venham diretamente do Deus a quem amamos e servimos.

Quero o meu coração transbordando de sabedoria. Quero ter o meu Senhor ocupando todo o espaço de meu coração.

Paulo Barbosa

FANATISMO




“Uma pessoa fanática é aquela que é incapaz de mudar os pensamentos e os assuntos” (Winston Churchill)

Até que ponto temos sido "fanáticos" a ponto de não reconhecer que a nossa vida pode ser mudada e que a nossa tristeza pode ser transformada em alegria e felicidade? Até que ponto temos sido teimosos e insistentes em caminhar em direção a lugar nenhum? Até que ponto temos negligenciado à oportunidade de abrir os corações para o Deus que nos prometeu abençoar em toda e qualquer situação?

Se a nossa terra é árida e não a tratamos, continuará seca e nada produzirá. Se o nosso coração é duro e não está pronto a deixar que Cristo o transforme, continuará da mesma maneira e não experimentará dias melhores. Se a nossa fé é nula e não almejamos dar um passo de confiança em Deus, o que poderemos esperar? Somos fanáticos e intransigentes em relação aos nossos erros e a possibilidade de uma mudança se torna muito difícil.

Quando abandonamos o fanatismo e nos deixamos moldar, como o barro nas mãos do oleiro, então muitas novas formas aparecerão e, com toda certeza, o Oleiro celestial transformará o barro informe e sem cor em um vaso colorido, brilhante e muito atraente. Se a nossa vida é vazia, por que não pedir a Deus para enchê-la de Sua graça? Se a nossa mente está cauterizada em problemas e lamentações, por que não permitir que seja renovada pelo Espírito do Senhor? Se as nossas atitudes não têm testificado do amor de Deus, por que não deixar que o Pai de amor as transforme? Se a nossa boca só sabe proferir palavras que machucam a nós mesmos e aos que estão próximos, por que não deixar que Deus a use para abençoar a todos?

Se as nossas ideias estão nos levando, rapidamente, para longe do Senhor, por que não abandoná-las e passar a seguir o caminho que nos leva à vida eterna? Eu deixei de ser fanático há muito tempo. Hoje Deus dirige meus pensamentos e atitudes. E você?

Paulo Barbosa

AS RESPOSTAS NÃO ESTÃO ATRÁS‏



"O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos" (Apocalipse 3:5)

Charlie Brown, da Turma do Snoopy, em suas pesquisas, conclui sabiamente: "Em relação às perguntas do Livro da Vida, as respostas não estão atrás."

Quais seriam nossas respostas às perguntas sobre nossa vida espiritual? Temos mostrado interesse em nossa vida com Deus? Alguma vez nos preocupamos sobre o que virá "depois" de deixarmos esse mundo? Ou achamos que ainda é cedo para pensar nisso? Se não pensamos nas respostas, por julgarmos que ainda é cedo, talvez, tenhamos de responder a outra pergunta: E se não for? E se o momento de responder é agora? 

E se nosso futuro depende de nossas respostas, hoje?

Cada um de nós, individualmente, terá de se apresentar diante de Deus, no Dia do Juízo, e precisará ter as respostas já prontas. E o que responderemos? O que diremos ao Senhor dos senhores e Rei dos reis? O Senhor quer escrever nossos nomes em Seu livro e, para isso, é imprescindível que creiamos nEle e aceitemos Sua dádiva ao enviar Seu Filho único, Jesus Cristo, para pagar o preço de nossos pecados. Ele almeja escrever ao lado de nosso nome: salvo -- e para isso é necessário que tenhamos Jesus no coração, como nosso Salvador pessoal.

Quando tivermos que responder às perguntas no dia final, não encontraremos as respostas nas últimas páginas e nem poderemos copiar as respostas das outras pessoas. Cada resposta é individual, pessoal, intransferível. Precisamos dizer a Deus o que cremos, o que sentimos, o que almejamos, o que pensamos em relação à vida eterna. Podemos até não crer e não querer estar com o Senhor para sempre. Ele nos permite decidir. E isso estará registrado em Seu livro.

Eu quero responder "sim" para Deus. Quero viver para sempre junto a Ele. Quero dizer que o Senhor Jesus é tudo para mim. Quero que meu nome esteja incluído, com letras bem bonitas, no livro de meu Deus. Quais serão as suas respostas?

Paulo Barbosa

UM SEGREDO QUE NÃO PODE SER GUARDADO




“Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina!” (Isaías 52:7)


"Ninguém é tão aficionado por segredos como aqueles que não desejam mantê-los." (Charles Caleb Colton).


Para estes há um segredo que pode ser compartilhado sem qualquer problema: Jesus Cristo é o Senhor e Salvador de todos! Este é um segredo maravilhoso que deve ser conhecido por todos os pecadores. Deus mandou Seu Filho para que todos possam, nEle, ser perdoados e ter livre acesso à presença do Pai e às moradas celestiais. Esta é uma notícia que o mundo inteiro precisa saber. É uma verdade que transforma vidas, liberta os oprimidos e restaura lares e famílias. Esta é uma bênção que apaga as tristezas, que renova as esperanças, que motiva os desanimados, que faz a alma regozijar.

Este é um segredo que não pode ser escondido, que não deve ser guardado em hipótese alguma, que todos precisam saber. Este é o segredo que modificou a nossa vida e, certamente, modificará a vida de todos aqueles a quem queremos bem. Quando o compartilhamos, todos se alegram, inclusive nós, havendo grande festa nos Céus. Mais que um segredo, é uma boa nova que Deus quer que proclamemos. Ele providenciou a salvação, ofereceu uma vida abundante, preparou a felicidade eterna para todos os Seus amados. Façamos correr este segredo, de casa em casa, de rua em rua, de cidade em cidade, até os confins da terra. O Senhor diz que nossos pés são formosos quando espalhamos esta notícia maravilhosa.

Eu quero ser achado entre os de "pés formosos". Quero estar entre os que proclamam as Boas Novas. Quero alegrar meu coração e também o coração do Senhor. Eu não vou guardar esse segredo. E você, vai?

Paulo Barbosa