quarta-feira, 1 de maio de 2013

“Fiz aliança com os meus olhos” Jó 31:1




Jó foi apresentado a Satanás como um homem no qual o Senhor se regozijava. As Escrituras o descrevem como um homem íntegro, reto, temente a Deus e que se desviava do mal. Talvez Jó 31:1 possa nos falar algo sobre de que forma um pecador como Jó pôde se manter fiel ao seu Salvador tanto em meio a riquezas, quanto em meio a todo tipo de adversidades:“Fiz aliança com os meus olhos”.


A Palavra de Deus nos mostra um padrão, muitas vezes repetido, que precede o pecado: Ver e Cobiçar. Observando os exemplos de Eva (Gn 3:6), Acã (Js 7:21) e Davi (2Sm 11:2-4), dentre outros, percebemos que os olhos são comumente usados por Satanás como um meio para nos apresentar ocasião de pecar.
Em seu livro Guerra Santa, o famoso puritano John Bunyan alegoriza a realidade espiritual do Homem através da história de uma cidade chamada Almahumana que é invadida e tomada pelo cruel Diábolo. Nessa obra, Bunyan apresenta os Olhos como um dos portões da cidade de Almahumana:
“Essa famosa cidade de Almahumana tinha cinco portões de entrada e saída, e estes foram construídos da mesma forma que os muros, a saber,inexpugnáveis, nunca poderiam ser abertos à força, mas apenas pela vontade dos que habitavam dentro da cidade. Os nomes dos portões eram: Portão-Ouvido, Portão-Olho, Portão-Boca, Portão-Nariz e Portão-Tato.”
Não é por acaso que os primeiros portões a serem abertos pelos habitantes de Almahumana para que Diábolo tomasse posse da cidade foram: Portão-Ouvido e Portão-Olho.
Com a facilidade de acesso às diferentes midias que vivemos nos dias de hoje, somos bombardeados a cada minuto do nosso cotidiano com todo tipo de informações e entretenimento. Podemos acessar a Internet, assistir TV, ouvir música e ler noticias em qualquer lugar de tal forma que as nossas mentes estão sempre cheias do conteúdo que adquirimos através dos meios de comunicação em massa. Todavia, nós cristãos devemos sempre nos perguntar: Tais fontes são confiáveis?
Os personagens das novelas, filmes, séries e reality shows que invadem os nossos lares todos os dias – sendo muitas vezes o assunto principal de muitas de nossas conversas – dificilmente são cristãos exemplares. Geralmente esses personagens são ímpios, mentirosos, adúlteros, fornicadores, assassinos, e praticantes de todas as obras elencadas em Gálatas 5:19-21.
A homossexualidade tem sido pregada ferozmente como uma mera escolha, natural e respeitável. O Mundo têm se empenhado tanto – e tão insistentemente – em doutrinar a sociedade a esse respeito, que já é comum ver casais do mesmo sexo em novelas, séries, filmes, etc.. Desta forma, até mesmo no meio cristão, muitas pessoas têm se acostumado em ter diante dos olhos aquilo que o Senhor considera como abominação (Lv 18:2220:13). O mesmo tem ocorrido com o sexo antes do casamento e tantos outros conceitos que contrariam a Palavra de Deus.
É esse tipo de conteúdo que os nossos filhos têm assimilado diariamente enquanto estamos no trabalho – afinal a TV é um artificio muito usado para deixar as crianças hipnotizadas quietas.
É esse tipo que conteúdo que os nossas filhos adolescentes têm assimilado em revistas, blogs e até mesmo na sala de aula.
É a esse tipo de conteúdo que os nossos maridos têm sido submetidos: mulheres semi-nuas na TV insinuando-se e expondo-os a todo tipo de tentações em atos e pensamentos.
Mas o que temos feito a esse respeito?
Quais são as milícias que têm adentrado na nossa cidade de AlmaHumana? Acaso temos deixado vigilantes cautelosos guardando os portões de nossa cidade ou temos nos deixado embriagar por todo o entretenimento que nos é oferecido pelas novelas, séries, filmes e internet sem ao menos oferecer resistência aos seus nada sutís desvirtuamentos da moral e dos padrões estabelecidos pela Palavra de Deus?
“Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais seus companheiros. Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade); Aprovando o que é agradável ao Senhor. E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as. Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe.”
Efésios 5:6-12
Jó conhecia o Mundo caído em que habitava, seus atrativos e deleites, mas decidiu não se deixar envolver com nada disso: fez uma aliança com os seus olhos. Ele decidiu não colocar os seus olhos naquilo que poderia se tornar uma tentação, antes, fugir de toda e qualquer oportunidade para ser tentado mantendo-se assim, santo diante de Deus.
“Hoje em dia,” destaca o Dr. Joel Beeke, “vivemos em uma sociedade despreocupada, de galhofa, mas você nunca leu na Bíblia que Jesus considerou a vida como algo suave. Pelo contrário, com referência especial aos nossos dias, Ele disse: ‘Vigiai e orai, para que não entreis em tentação’. Contudo, pela nossa natureza, nós não vigiamos. A pergunta que costumamos fazer é: ‘Até que ponto eu posso ir sem cometer pecado?’ ao invés de, ‘Até onde posso fugir do pecado e evitar a aparência do mal?’”.
Jó, entretanto, escolheu ser diferente.
Minhas irmãs, chegou a hora de seguirmos o exemplo de Jó e fazermos uma aliança com os nossos olhos, precisamos cuidar de nosso lar, de nossas crianças, preservar nossos maridos e influenciá-los com uma vida Santa diante do Senhor. Precisamos encher o nosso lar com a Palavra de Deus e extirpar toda a erva daninha dos valores do Mundo. Sejamos radicais na nossa busca pela Santidade e vivamos realmente para a Glória de Deus. Que Ele nos ajude.
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”
Filipenses 4:8
Para Meditar:
§  Temos buscado do Senhor sabedoria para discernir aquilo que nos convêm e aquilo que devemos condenar?
§  Temos deixado a nossa mente se encher dos valores mundanos muitas vezes passados a nós pelos meios de comunicação? Temos nos deixado influenciar por esses valores?
§  Quanto tempo temos gasto bebendo daquilo que o Mundo tem a nos oferecer em comparação com o tempo que temos dedicado a buscar ao Senhor?
§  Quanto tempo temos dedicado a ler as Escrituras, Orar, Meditar sobre o Reino de Deus?
§  A Internet, TV e demais meios de comunicação nos atrapalham de buscar a Comunhão dos Santos?
§  Podemos dizer que a nossa vida e a nossa rotina tem Glorificado ao Senhor?



Flávia Silveira - Mulheres Piedosas

Nenhum comentário:

Postar um comentário