sábado, 4 de janeiro de 2014

Instrui o menino no caminho em que deve andar



Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele." Provérbios 22.6

1. INSTRUIR (Prov. 22:6). A palavra hebraica traduzida aqui por "instruir" significa INICIAR, COLOCAR NO CAMINHO CERTO, ou seja, EDUCAR, DANDO DIREÇÃO CERTA Á VIDA, AO CARÁTER, PARA QUE SAIBA ESCOLHER O CERTO. É interessante notar que os antigos israelitas usavam esta palavra para descrever o ATO DA PARTEIRA que assistia o parto de uma criancinha PELO QUAL ELA PASSAVA SUCO DE TÂMARA (fruto oriental de gosto azedo) NA BOCA (pelas gengivas) DO RECÉM – NASCIDO PARA CRIAR SEDE E DAR-LHE VONTADE DE MAMAR. Nós, os pais, temos a DIFÍCIL TAREFA de criar nos filhos o DESEJO de escolher e seguir a direção certa. Este processo de educação e treinamento levará TODOS OS VINTE ANOS QUE OS FILHOS NORMALMENTE PASSAM COM OS PAIS EM CASA


Salomão que era filho de Davi escreveu este livro, talvez por que Davi tinha sido um péssimo pai terrestre. Um homem segundo o coração de Deus, mas não foi um bom pai. Salomão sabia disso e escreveu algumas instruções para os pais.

um dos erros que podemos cometer na educação de nossos filhos é, fazer todas as coisas para o filho. Eles se tornam frágeis e quando crescem não sabem fazer nada direito. Se tornam homens sem confiança nas coisas que fazem. Temos que ensinar os filhos, deixando que eles também façam algumas coisas dentro de nossa casa. Ensine a dobrar as camisas, estender a toalha, recolher a louça. Essas pequenas coisas servem de instrução.
Ajuda a amadurecer. Não podemos tratar nosso filho de 18 anos como um bebêzão. Temos que aceitar que nossos filhos crescem e começar a tratar de assuntos mais sérios com eles a medida que o tempo passa.

Definição da palavra "EDUCAR" DO DICIONÁRIO: "APERFEIÇOAR E DESENVOLVER as atividades físicas, intelectuais, e morais de; ensinar; adestrar".

Razões Para Orientá-las
Quais são algumas razões pelas quais as crianças precisam se submeter a nossa autoridade? Por que as crianças precisam de alguém que lhes diga o que é bom para elas? Quais são as necessidades, de uma criança, que pedem direção? Como que as crianças se beneficiam recebendo direção? Essas são as perguntas que queremos responder através da Palavra de Deus.

A primeira razão é que ouvir os pais, é o meio pelo qual o filho ou a filha adquire o entendimento e o temor do Senhor. Há alguma coisa em ouvir e responder aquilo que uma pessoa sábia diz e isto ensina a criança a aprender o temor do Senhor. Em Pv.2:1-5 é apresentado uma resposta sábia à correção e à direção, pois as palavras do pai tem sido aceitas sendo postas no depósito e o coração se aplicou ao entendimento, e, o filho, tem recebido entendimento e discernimento, pois é através de ouvir o pai que a criança encontra o conhecimento de Deus. Por isso nós precisamos ser dedicados no instruir nossas crianças. Nós não devemos permitir que as nossas crianças não recebam estes ensinamentos, pois a criança que não ouve a instrução de seu pai não vai aprender o temor do Senhor e, sem o temor do Senhor, ela não vai encontrar o conhecimento de Deus. É conhecendo o temor de Deus que há a possibilidade de se conhecer a Deus. Então uma das razões porque as crianças precisam da direção dos pais é que assim elas aprenderão o temor do Senhor. Nesta passagem você encontra muitas bênçãos que se seguirão à obediência, e estas bênçãos não virão sobre a criança que não ouve a instrução dos pais.

A segunda razão pela qual as crianças devem receber a direção dos pais é que este é o meio pelo qual a filha e o filho crescerão em sabedoria e ganharão entendimento (Pv.4:1; Pv.13:1; Pv.19:20; Pv.23:22).

A terceira razão é que, recebendo a direção dos pais, a criança terá condição de conhecer a atitude de ser discreto e evitará problemas (Pv.5:1-2). Neste texto são mencionados muitos avisos e advertências com relação a perigos que serão evitados através do ouvir a instrução dos pais (Pv. 5:7). Em Pv. 7:13 menciona os sentimentos de tristeza do homem que não deu ouvidos aos pais. Como é que a criança pode atravessar o desafio da fornicação, da atração e do prazer sexual? Como é que se pode olhar para estes perigos com um julgamento maduro? Pois o nossos jovens não têm se livrado destes perigos e os jovens estão agindo de maneira que desonram a Deus no seu comportamento. As nossas crianças precisam saber que o pecado do sexo haverá de trazer resultados terríveis, e este texto nos diz que isto é aprendido pelo ouvir a instrução dos pais. Pais vocês precisam instruir as suas crianças, ensinem as suas crianças o temor do Senhor, dêem a elas direção, ajude-as a aprender a ouvi-lo, e você tenha discernimento para ver se elas estão ouvindo, encontre um jeito de envolvê-las na conversa como Salomão em Pv. 7:24-27. Como é que o jovem pode alcançar esta sabedoria? ele a ganha por recebê-la através da instrução dos pais.

A quarta razão é que receber a direção dos pais é o meio pelo qual os filhos podem desfrutar das bênçãos prometidas. A criança que receber tal instrução, terá poucas lutas ou dificuldades na vida (Pv.1:8-9). Pois a instrução dos pais será como uma grinalda sobre a cabeça e como um colar, e a criança que recebe esta instrução será grandemente abençoada. As palavras dos pais são vida para a criança, trazem saúde para o corpo todo (Pv.4:20- 22). “Aqueles que me encontram, encontram o favor do Senhor e encontram vida”, e a criança que recebe instrução dos pais, de todos os lados recebe bênçãos para sua vida (Pv.8:32-36).

A quinta razão pela qual as crianças devem receber instrução dos pais é que recebê-la é o meio pelo qual o filho ou filha gozará a bênção de uma vida longa. Eles haverão de prolongar as suas vidas e trazer a prosperidade (Pv.3:1-2 e 4:10). Em Pv.7:2 é dito: “observe o meu mandamento e vive.” A promessa de uma vida longa em Efésios 6:1-3 tem a sua raiz no Velho Testamento. A bênção da vida longa é uma das coisas que Deus coloca sobre a criança que recebe a instrução dos pais. As crianças precisam da orientação dos pais. Elas não entendem o quanto elas necessitam disso, pois nós vivemos em uma época em que não se faz isso com freqüência. A nossa cultura diz que a criança tem o direito de escolha em tudo e, temos assim, entregado a elas a responsabilidade da decisão. Mas elas não estão preparadas para tomar as decisões sábias e acertadas, e a evidência desta falha está em todo o mundo. Nós não podemos tratá-las como se elas tivessem maturidade para um bom julgamento, nem como se estivessem equipadas para tomarem decisões sábias. Eu não estou sugerindo que devamos ser pais duros e ruins, nem que devamos ser super exigentes e nada bondosos, mas nós precisamos prover direção para nossas crianças. O que eu quero olhar é como nós podemos dar estas instruções às crianças? Como podemos falar coisas profundas às suas vidas? Como podemos passar além do comportamento para irmos então até os seus corações? Nós precisamos aprender como dar a direção para que elas possam aprendê-las.

Falhas Comumente Cometidas
Há muitas evidências de nossas falhas em fazer e em não fazer isto. E há três falhas que estão presentes em nossas vidas. Vamos apresentar três exemplos de uma auto-satisfação indevida, que nossas crianças têm experimentado.

A primeira é permitirmos que as nossas crianças desenvolvam hábitos de uma vida vazia, sem ocupação. As crianças tem recebido de nós, o poder de decisão sobre o que vão fazer com muito do seu tempo, e nós as dispensamos das responsabilidades das tarefas da casa, deixando que elas sentem e desfrutem das bênçãos da vida sem que elas trabalhem por aquilo. Como resultado disso nós vemos crianças que, mais tarde, não verão o trabalho como uma bênção para suas vidas.

A segunda é nós permitirmos, às nossas crianças, hábitos de extravagâncias. Esta se evidencia facilmente nos detalhes particulares das suas roupas, e exigências quanto as suas atividades e os seus prazeres.

A terceira evidência, é nós permitirmos que as nossas crianças tenham o hábito de manifestarem as suas explosões emocionais e de ira. Nós precisamos estar dando direção bíblica para elas nessas áreas.

Responsabilidade Paterna
Se nós vamos treiná-las, nós precisamos de alvos muito claros em nossa tarefa. Nós não podemos realizar alguma coisa se não sabemos o queremos realizar. E é uma obrigação específica para os pais. Em Gn.19 diz: “Eu o escolhi (Abraão)”. Em Ef.6:4 nos diz: “Pais, não provoqueis…” e esta tarefa então, é primariamente dos pais (homens). Por isso os pais é que são chamados para esta tarefa. Certamente você se utilizará dos talentos de sua esposa, mas saiba que a responsabilidade é sua. Cabe então ao pai verificar se esta tarefa está sendo realizada, e que está sendo feita com qualidade. Não estou sugerindo que as esposas não tenham capacidade para realizá-las bem, mas sim que compete aos homens, a responsabilidade de que seja feito e com perfeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário