sexta-feira, 22 de maio de 2015

A receita para o discernimento, parte 2



O discernimento não é construída automaticamente para a vida dos cristãos. A capacidade de dividir com sabedoria a verdade do erro é algo que deve ser perseguido e desenvolvido como parte do processo de santificação. Como vimos da última vez, a receita bíblica para o discernimento começa com oração fervorosa e desejo sincero. Ambos os são fundamentais, mas não o suficiente por conta própria. Um terceiro ingrediente vital no desenvolvimento de discernimento bíblico é a obediência à verdade.

Obedecer à verdade
Alguém gostaria de salientar que com toda a sua abundância de sabedoria, Salomão foi, no entanto, um fracasso no final de sua vida (1 Reis 11:4-11 ) . " Seu coração não era inteiramente dedicado ao Senhor, seu Deus, como o coração de Davi, seu pai tinha sido"(1 Reis 11:04 ) . Escritura registra esta avaliação triste do homem mais sábio que já viveu:

O rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, juntamente com a filha de Faraó: moabitas , amonitas , edomitas , Sidônia , e as mulheres hititas , das nações de que o Senhor tinha dito aos filhos de Israel : "Você não deve associar com eles, nem deve eles associam com você , pois certamente irá transformar o seu coração afastado após os seus deuses " . Salomão apegou-se estes no amor. Ele tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas, e suas mulheres lhe perverteram o coração. Pois, quando Salomão era velho, suas mulheres lhe perverteram o coração para longe após outros deuses . . . . Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios e Milcom, ídolo abominável dos amonitas. Salomão fez o que era mal aos olhos do Senhor, e não seguir o Senhor totalmente, como Davi, seu pai tinha feito. Então Salomão construiu um alto a Quemós o ídolo abominável dos moabitas, sobre o monte que fica a leste de Jerusalém, e a Moleque, ídolo abominável dos filhos de Amom. Assim também fez para todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e sacrificavam a seus deuses.

Ora, o Senhor se indignou contra Salomão, porque seu coração estava se afastou do Senhor. (1 Reis 11:1-9 )

Mas Salomão não falhar de repente no fim de sua vida. As sementes de sua morte foram semeadas no início. I Reis 3 , do mesmo capítulo que registra o pedido de Salomão para o discernimento , também revela que Salomão " formaram uma aliança matrimonial com Faraó, rei do Egito" ( 1 Reis 3:1). O versículo três nos diz: " Salomão amava ao Senhor, andando nos estatutos de Davi, seu pai , só que ele sacrificava e queimava incenso nos lugares altos. "

Desde o início, a sua obediência era deficiente. Certamente com toda a sua sabedoria, ele sabia, mas ele tolerou compromisso e idolatria entre o povo de Deus (1 Reis 3:2) e ainda participou em alguns dos idolatria a si mesmo !

Conhecer a verdade sem obediência é inútil. O que é bom saber a verdade, se não formos capazes de agir em conformidade? É por isso que Tiago escreveu: " Mostrai-vos cumpridores da palavra e não somente ouvintes, que se iludem " (Tiago 1:22). A não observância é auto- ilusão; não é verdadeiro discernimento, não importa o quanto o conhecimento intelectual que pode possuir. Salomão é a prova bíblica de que, mesmo verdadeiro discernimento pode dar lugar a uma auto ilusão destrutiva. Desobediência inevitavelmente prejudica discernimento. A única maneira de se proteger contra isso é ser cumpridores da Palavra e não apenas ouvintes.

Siga Líderes exigentes
Outro ingrediente fundamental no discernimento bíblico é esta: Imitar aqueles que demonstram bom discernimento. Não siga a liderança de pessoas que estão se " jogados aqui e ali por ondas e levados ao redor por todo vento de doutrina " (Efésios 4:14). Localizar e seguem líderes que mostrar a capacidade de discernir, de analisar e refutar o erro, para ensinar as Escrituras com clareza e precisão. Leia a partir de autores que se provam manipuladores cuidadosas da verdade divina. Ouça a pregadores que manejar bem a Palavra da Verdade. Exponha-se ao ensino de pessoas que pensam de forma crítica, analítica, e com cuidado. Aprenda com pessoas que entendem onde erro atacou a igreja historicamente. Coloque-se sob a tutela daqueles que servem como vigias da igreja.

Eu faço isso sozinho. Há certos autores que demonstraram habilidade em lidar com a Palavra e cujo julgamento eu vim para confiar. Quando eu encontrar um difícil problema de saber se é um problema teológico, uma área de controvérsia, um novo ensinamento que eu nunca ouvi falar antes, ou o que quer - me viro para estes autores primeiro a ver o que eles têm a dizer. Eu não iria procurar a ajuda de uma fonte confiável ou um teólogo marginal. Eu quero saber o que aqueles que são hábeis em expor erro e talentoso em apresentar a verdade tem a dizer.

Houve homens notáveis ​​de discernimento em praticamente todos os períodos da história da igreja. Seus escritos permanecem como um recurso inestimável para quem deseja cultivar o discernimento . Martyn Lloyd- Jones e J. Gresham Machen são apenas dois de muitos dos últimos cem anos, que se distinguiram na batalha pela verdade. Charles Spurgeon, Charles Hodge, e dezenas de outros escritores do século XIX deixaram um rico legado de material escrito para nos ajudar a discernir entre a verdade e o erro . No século antes disso, Thomas Boston, Jonathan Edwards, George Whitefield e lutou pela verdade, como fizeram muitos outros como eles. A era anterior foi a idade - os séculos XVI e XVII puritanos , que nos deu o que é , sem dúvida, o catálogo mais rico de recursos para o discernimento . E antes que os reformadores lutaram bravamente para a verdade da Palavra de Deus contra as tradições dos homens .

Praticamente todos os tempos antes da Reforma também teve homens piedosos de discernimento que estava contra o erro e defendeu a verdade da Palavra de Deus. Agostinho , por exemplo, precedida João Calvino por mais de mil anos, mas ele lutou exatamente as mesmas batalhas teológicas e proclamou precisamente as mesmas doutrinas. Calvino e os Reformadores se baseou fortemente em escritos de Agostinho , pois enquadrada seus próprios argumentos contra o erro . No ano 325 , contemporâneo de Agostinho, Atanásio, tomou uma posição decisiva contra o arianismo , o mesmo erro que se perpetua pelas Testemunhas moderna de Jeová. Seus escritos estão hoje como a resposta definitiva para esse erro.

Grande parte do legado escrito estes gigantes espirituais deixados para trás ainda está disponível hoje. Todos nós podemos aprender com esses homens de discernimento e faríamos bem em imitar a clareza com que eles falaram a verdade contra o erro .

Aqueles que podem expor e responder os erros dos falsos mestres são definidos no corpo de Cristo, para ajudar todos nós a pensar criticamente e de forma clara. Aprenda com eles .

por John MacArthur

Nenhum comentário:

Postar um comentário