segunda-feira, 14 de junho de 2010

Vencer a Religiosidade



Lucas 6:6-11

A religiosidade vem acompanhada de uma Dureza no Coração, uma indiferença com as pessoas e egoísmo (mc 3:5).

E tem muitas vezes que somos duros conosco mesmo. Nos auto-flagelamos com os pensamentos maus, pois a nossa maior preocupação é com as pessoas que estão ao nosso redor nos olhando, e o que vão pensar de nós. Porém não nos preocupamos com o que Deus vai pensar de nós.




O nosso coração acaba sendo A LIXEIRA dos nossos pensamentos, vamos entulhando tudo que de sentimento ruim.

Por isto Jesus disse: A boca fala do que o coração esta cheio. E o que contamina o homem é o que sai da boca e não o que entra. Porque o que sai da boca é tão somente sentimentos expressos em PALAVRAS.

E muitos pensam que pecado são coisas que as pessoas conseguem ver e ouvir. Porém Jesus disse: Eu, porém vos digo que qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela (Mt 5:28).

Julgamos as pessoas pela aparência, porém Deus olha o teu interior

Os religiosos procuram brechas para acusar

• Jó 2:1-5 – Satanás quis achar uma brecha em Jó. O religioso fica esperando um gafe só para acusar e excomungar a pessoa do rol de amizade. Ele derruba mais não ajuda a levantar.

O Religioso não se move para ajudar é inerte e indiferente.


O religioso promove a destruição em nome de Deus.


Satanás gosta do religioso, porque não praticam o verdadeiro evangelho.São sepulcros caiados. São bonitos por fora mais por dentro estão cheio de ossos e imundícias: por fora parecem justos ao povo, mais por dentro estão cheiros de hipocrisia e maldade.

E para vencer a religiosidade é necessário:

1.º) Saber que sou valoroso pelo que sou e não pelo que faço.

• Rm 5:8 Mais Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.

Ele não te pediu nada em troca, simplesmente te amou pelo que você é. Jesus não quer o teu sacrifício ele quer o teu coração.

Prov 23:26 Dá me filho o teu coração.

2.º)Ter um coração limpo

• Mt 15:8 Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. 9 E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.

O religioso invalida a palavra por causa da tradição. Tem muito mais valor o que o homem falado que a bíblia.

Jesus disse: Porque me chamas de Senhor, Senhor e não fazes o que mando.

Obedecer é melhor que sacrificar (1 Sm 15:22)


Mc 12: 33 e que amar a Deus de todo o coração e de todo o entendimento e de toda a força, e amar ao próximo como a si mesmo excede a todos os holocaustos e sacrifícios.


Oseías 6:6 Misericórdia quero e não sacrifício e conhecimento de Deus, mais que holocausto.

3.º) Tudo que fizer faça para glorificar o nome de Jesus

• Mt 23:1-7;12

1 Então, falou Jesus às multidões e aos seus discípulos: 2 Na cadeira de Moisés, se assentaram os escribas e os fariseus. 3 Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem. 4 Atam fardos pesados [e difíceis de carregar] e os põem sobre os ombros dos homens; entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-los. 5 Praticam, porém, todas as suas obras com o fim de serem vistos dos homens; pois alargam os seus filactérios e alongam as suas franjas. 6 Amam o primeiro lugar nos banquetes e as primeiras cadeiras nas sinagogas, 7 as saudações nas praças e o serem chamados mestres pelos homens.

12 Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado.

Importa que Ele cresça e eu diminua a cada dia na minha vida. E que o nosso andar, falar glorifique o nome do Senhor.

Apoc 15:3 e entoavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações! 4 Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó Senhor? Pois só tu és santo; por isso, todas as nações virão e adorarão diante de ti, porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos.


• Tire a dureza do teu coração

• Tenha uma boca que abençoa e glorifique ao Senhor

• Tenha a certeza que você é amado pelo que você é e não pelo que você faz, as obras não salva ninguém.

• E limpe teu coração de toda sujeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário