sexta-feira, 25 de julho de 2014

Mulher Virtuosa


Balaão, um sacerdote-adivinho, não israelita e que não tinha zelo genuíno pela honra de Deus, foi chamado para amaldiçoar Israel. Mas, vendo aquele povo acampado segundo suas tribos, contemplado a beleza, a organização, e a compostura deles, não conseguiu amaldiçoar e os abençoou dizendo: “Para amaldiçoar fui chamado, mas como posso amaldiçoar a quem Deus abençoou?”.


Nós, as mulheres, também fomos chamadas por Deus para acampar, com diferença, fora deste mundo. Nosso comportamento não pode seguir o curso normal, segundo as regras da mídia ou o exemplo das mulheres mundanas que desfilam continuamente nas passarelas da vida diante de nós.
Temos que agir em todas as direções, sabendo trocar rapidamente nossos chapéus, conforme vamos nos movendo em cada ocupação com toda desenvoltura e graça do padrão bíblico, que é o manual operacional de Deus para nós.
Como filhas, temos que ser obedientes a nossos pais para que tudo nos vá bem. Como mães, temos que entender nossa missão e não provocar nossos filhos à ira. Como funcionárias, temos que obedecer a nossos patrões e trabalhar não para eles, mas para o nosso Senhor que tudo vê. Como patroas, devemos tratar bem nossos funcionários não fazendo acepção de pessoas. E como esposas, devemos ser mulheres sábias e submissas a nossos maridos como ao Senhor.
Em todas essas funções, temos que andar de maneira especial: Não como manda o figurino secular moderno, mas como manda o padrão clássico de Deus. E o padrão de Deus é o viver na verdade, falar com doçura, portar-se com discrição e moderação, mover-se com elegância e viver com excelência; ou seja: o máximo.“A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações. Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua” (Pv 31:25,26)
Em tudo, temos que ser chayil (1); isto é: virtuosas, sensatas, graciosas, honestas, equilibradas e santas. Devemos ser modelo de virtude para aqueles que não conhecem a Deus. De nossos lábios não deve sair nem uma palavra torpe, mas apenas a que for boa para edificação.
Assim seremos abençoadas até por aqueles que não estiverem dispostos a nos abençoar. Estaremos como Israel em sua bela formação em tribos acampadas ao redor do tabernáculo no deserto. Seremos chamadas ditosas e, nos assimilaremos a um diamante lapidado que começou como um carvão bruto e terminou como jóia rara num pescoço esguio de princesa. Teremos a classe de um vinho fino, servido em taça de cristal. Seremos consideradas como damas que deslizam em valsa pelos jardins secretos do Senhor. Parabéns, mulher chayil. Parabéns, mulher de Deus. Você é uma vencedora em Cristo Jesus. Que Deus a abençoe.


(1) Chayil: palavra hebraica que significa virtuosa, excelente, que age corretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário