quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Tire o lixo da sua mente



Fui até a porta da Fonte e do tanque do Rei, mas ali não havia espaço para o meu animal passar; Neemias 2:14

  • Todos nós conhecemos o ditado “Lugar de lixo é no lixo”.

Mais o que é lixo?
  • Lixo é tudo aquilo que já não tem utilidade e é jogado fora. É qualquer material sólido originado em trabalhos domésticos e industriais, e que é eliminado. (Dicionário)
  • Conjunto de dados ou informações desatualizadas ou erradas, e que não são mais necessárias. (Dicionário Michaelis)
Existem pessoas que não aprendeu a “desapegar”. Guarda tudo que é lixo e pensa: “um dia posso precisar!” e só fica ocupando espaço por dias, semanas, meses ou até anos.

Tem pessoas que levam em suas mochilas da vida com pesos extras. Lixos que tornam um fardo. Só carregam um peso morto, que só traz canseira, enfado e etc.
Porém chega um momento em nossas vida que precisamos ser introspectivo e separar o que é importante e o que é lixo.
Em se tratando de lixo espiritual ou emocional a coisa é muito mais séria.  Porque????
Porque, esse tipo de lixo nos esfria na fé, nos afasta de Deus, nos atrai para o pecado, traz maus hábitos, muda comportamento, mancha a nossa moral, distância os bons amigos, separa irmãos. Leva o rancor para dentro dos relacionamentos familiares.


Mas o que devemos guardar???
Em Filipenses 4:8 diz que: Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensa!!!

Pensamentos incorretos geram sentimentos incorretos.
É preciso ter consciência de que os pensamentos são reais e poderosos, mesmo que não possam ser vistos, pesados nem medidos. Precisamos levar cativo todo o nosso pensamento a obediência de Cristo (2 Cor 10:5) Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;
  • Semeie um pensamento, colha uma ação
  • Semeie uma ação, colha um habito
  • Semeie um habito, colha caráter
  • Semeie um caráter, colha um destino!!!

Filho meu dá-me teu coração, e deleitem-se os teus olhos nos meus caminhos (Provérbios 23:26).
Chega um momento em que certas coisas começam a sobrar em nossa vida, então o que temos a fazer é separar o que é realmente importante, daquilo que é lixo.
Em se tratando de “lixo espiritual ou emocional” a coisa é muito mais séria. Esse tipo de lixo esfria a fé, nos afasta de Deus, atrai o pecado, traz o mau hábito, muda o comportamento, altera nossa personalidade, mancha nossa moral, distancia os bons amigos, separa irmãos, leva o rancor para dentro dos relacionamentos familiares.
Devemos guardar tudo o que é:
Verdadeiro (a mentira não pode controlar nossa mente e coração),
  • Uma pesquisa constatou que apenas 8% das coisas que nos deixam ansiosas são motivos legítimos para preocupação. Os outros 92% são imaginários.
Satanás é mentiroso (Joao 8:44) e deseja corromper a mente com suas mentiras (2 Cor 11:3). Satanás continua a nos abordar como abordou Eva no Jardim "É assim que Deus disse...???" (Gen 3:1)
O Espirito controla a mente por meio da verdade (Jo 17:17; 1 Jo 5:6), mas o diabo tenta controla-la por meio das mentiras. Sempre que cremos em uma mentira, Satanás assume o controle!!!!
RESPEITAVEL e JUSTO (ou seja, tudo o que é digno de respeito e correto), Ha muitas coisas que não são respeitáveis, e os cristãos não devem pensar nelas. Isto não significa enterrar a cabeça na areia e se isolar, mas sim não dedicar atenção as coisas desonrosas nem permitir que elas controlem os seus pensamentos
PURO (pureza moral, de coração), refere se a pureza moral, uma vez que as pessoas daquelas época, com as de hoje, eram constantemente tentadas pela impureza sexual (Ef 4:17-24)
AMAVEL (belo, atraente),de boa fama (o que é digno de ser comentado, compartilhado).
DE BOA FAMA, refere ao que é digno de ser comentado, atraente"
O Cristão deve encher a mente com pensamentos nobres e elevados, e não com pensamentos sujos, indignos deste mundo tão depravado.
e finalmente tudo o que tem VIRTUDE E LOUVOR (se tem virtude servirá de motivação para nos aperfeiçoar; e se tem louvor, é digno de ser recomendado a outros).
Se tem virtude, então servira de motivação para nos aperfeiçoar, se tem louvor, é digno de recomendado. Nenhum cristão pode se dar o luxo de desperdiça "energia mental" com pensamentos que rebaixam ou que prejudicam outros quando compartilhados.
  • O cristão deve encher o coração e a mente com palavras de Deus.
  • Temos que ter um radar embutido e detectar pensamentos indevidos.
  • Os pensamentos corretos nascem da meditação diária na palavra de Deus.
“O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca." (LC 6:45)

O que devemos jogar fora?
A mágoa, ressentimento, ódio, dúvidas, maledicências, fofoca, calúnia, contendas, orgulho, preguiça, inveja, dureza de coração, incredulidade...
Enfim, tudo o que é desprezível, contrário à vontade de Deus estabelecida em Sua Palavra, tudo o que é lixo, impróprio e indevido. Nada disto pode ter lugar em nossa vida Comunitária e familiar.
O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos." (TG 1:8) “ânimo dobre” (ἀκατάστατος), “inconstante”; e (ἀκαταστασία),  o que promove “confusão”.
Sua lealdade está dividida entre Deus e o mundo, e eles são instáveis ​​em tudo o que fazem. (Nova Versão) Tiago 1:8
Sejamos sinceros: como temos dificuldade de jogar fora, de desfazermos dessas coisas nocivas à fé, à saúde e relacionamentos... Porém precisamos entender, que duas coisas antagônicas entre si não podem ocupar, ao mesmo tempo, o mesmo lugar. Ou a sujeira expulsa a limpeza, ou vice-versa.
Antigamente nós guardávamos mágoas, ressentimentos, ódio, avareza, ganância e outros tipos de quinquilharias que para nada serviam. Essas bugigangas espirituais tiram nossa paz, nossa fé, nossa alegria e impedem que experimentemos a plenitude das bênçãos do Senhor.

CONSEQUÊNCIAS DA CASA LIMPA E PURA:
Com a nossa casa espiritual limpa, poderemos decorá-la com amor, compreensão, louvor ao Salvador, alegria e felicidade.

Fechando as Portas - Neemias-04.01
Falamos da importância de erguer os muros para a cidade, e também vimos a importância de se estabelecer muros que cerquem nossa vida espiritual, hoje porém vamos ver que não foram somente os muros que foram estabelecidos.


A primeira medida foi...
1. Para poder erguer os muros foi preciso tirar os escombros (lixos), e encontrar os alicerces antigos (Ne. 4:10).
  • O que havia caído eram os muros não o alicerce, e como vimos então muitos entulhos ficaram pelo chão, o primeiro trabalho a se fazer era tirar o lixo que cobria o alicerce, isso não foi tarefa fácil, diz o texto que os homens ficaram exaustos, chegaram até a desanimar dizendo: “nunca iremos conseguir reconstruir os muros pois existe muito lixo pesado sobre o alicerce”.
Remover lixo não é uma tarefa fácil nem gostosa de se fazer, mas para se reconstruir alguma coisa é preciso tirar o lixo, não se faz uma construção sobre um monte de entulhos.
"Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor." (2TM 2:22)

CONCLUSÃO
Talvez você está aqui hoje dizendo puxa, um dia os muros da minha vida espiritual foram para baixo, os inimigos então entraram na vida espiritual que estava sem proteção, e o pecado teve liberdade e em minha vida e muito lixo foi acumulado.
Talvez você esteja pensando “acho que nem sou um crente”.
Não se deixe levar pelas armadilhas de Satanás pois ele quer que você dê sua vida por perdida.
Ele quer te desmotivar como fez com o povo de Israel, veja as palavras de Jesus em (João 13:10), se você sujou a sua vida com pecado você só precisa reconhecer, se arrepender e receber a Jesus Cristo como seu salvador pessoal.
Encontre novamente o fundamento da sua fé. Jesus afirma em Apocalipse: Lembra-te de onde caíste arrepende-te e volta à prática as primeiras coisas! (Ap. 2:5).
"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”.
"Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor." (2TM 2:22)

"Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo." (HB 3:12)

Deus abençoe a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário