quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Você só alcança o céu se chegar em 1.º lugar????




"Eis que o meu povo está sendo arruinado porque lhe falta conhecimento da Palavra."(KJAP)
"O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento." (BP)
(Os 4.6a)

Como conhecer a Deus? Ora, pela Sua Palavra! O próprio texto de Oséias é muito claro nesse sentido, ligando a falta do conhecimento de Deus à rejeição por sua Lei. Porque eles, o povo de DEUS, rejeitaram a Lei de DEUS, então estavam sendo destruídos. Eles são destruídos por falta da Palavra de Deus, pois o verdadeiro conhecimento de Deus é a vida da alma, a verdadeira vida, a vida eterna, como diz o nosso Salvador: "Esta é a vida eterna: que te conheçam a ti, único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." (Jo 17.3) Nosso Senhor nos ordenou: "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam" (Jo 5.39).


Hoje, vivemos exatamente os mesmos dias de Oséias. O povo de Deus - sacerdotes e povo (no conceito típico do meio evangélico atual) rejeita fortemente as Escrituras, a Bíblia, como base para o exercício da fé cristã. Os "sacerdotes" (clero evangélico) rejeitou a Bíblia. Se - e quando - é citada nos cultos, é fora de contexto, servindo apenas como pretexto para ratificar as práticas do sacerdote ou da denominação a que pertence.

As pessoas que frequentam estes templos por sua vez, não tem nenhum interesse em ler a Bíblia e conhecê-la (apesar da imensa facilidade em se conseguir uma). Com a desculpa de considerá-la "difícil de ler", "rebuscada", etc., as pessoas no geral preferem que alguém as diga o que fazer - isso se for do interesse, é claro - do que elas mesmas buscarem O Caminho e conferirem as mensagens pregadas. Assim, preferem ouvir um líder carismático falar sobre "como ficar rico em 10 semanas", "como vencer Mamom e Limom dando o seu tudo para deus", "hedonismo cristão - como alcançar essa bênção", etc. - e sequer LER A BÍBLIA para ver se é assim mesmo - do que ouvir sobre pecado, inferno, vida e morte eterna, santificação, caráter cristão, etc. 

Quem estuda a Palavra facilmente percebe que as mesmas coisas que a Bíblia combate, considerando-as como erro, como apostasia da fé, são exatamente as mesmas coisas que são praticadas hoje! São pessoas perdidas, desorientadas biblicamente! 

Sei que mesmo assim há gente séria, que tenta ainda buscar ao Senhor, mesmo estando debaixo de um sacerdócio que rejeitou a Bíblia. Existe povo de Deus em muitos lugares, até naqueles onde Deus não está, onde Ele não habita. Isso acontece porque o Espírito Santo, que é Deus, é ilimitado em Suas ações e ministério, convencendo o homem do pecado, da justiça e do juízo onde quer que este homem esteja. Ele não fala de Si mesmo - ainda que pudesse fazê-lo - mas anuncia a Cristo ao homem: "Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar." (Jo 16.13,14) Até mesmo em lugares que se enquadram espiritualmente como Babilônia é possível encontrar povo de Deus (Ap 18.4).


Cada dia mais ouvimos os absurdos do evangelho triunfalista e por falta do conhecimento Bíblico muitos dizem “amém!!!”, “foi uma benção!!!”, “que palavra!!!!”
Por estes dias uma amiga me falou que foi em uma determinada igreja e ouviu um rapaz ministrar e ela elogiou muito. Devidos os elogios fiquei curiosa em ouvir a tal ministração.
Logo que baixei a tal “ministração” comecei a sentir pavor de ouvir tantos absurdos gospel no qual o palestrante ainda dizia estar embasada na Palavra de Deus, não sei de qual deus ele se referia, pois era heresia pura.

O palestrante inicia o sermão cheio de si próprio e com afirmações veemente e mentirosas dizendo:

  • ·     A Bíblia não nos ensina a chegamos no 2.º lugar!!
  • ·    A Bíblia nos ensina que sejamos sempre o 1.º lugar em tudo que fizermos!!!!
  • ·  Só vai para o céu se no final do meu combate e do teu combate se estivermos passado em 1.º lugar.
  • ·     O 2.º lugar não dá!!! Não rola!!!
  • ·      Porque o céu não é um prêmio de consolação!!!!


O texto usado por este palestrante foi:

2 Timóteo 4:7 Combati o bom combate, completei a corrida, perseverei na fé! (NVI) 

2 Timóteo 4:7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.2 Timóteo 4:7 (Almeida Corrigida)

Combate foi traduzido para "carreira" (Hb. 12:1), "combate" (ITm. 6:12; Fp. 1:30), e "luta" (Cl. 2:1; I Ts. 2:2).

Para Paulo foi mais do que uma batalha feroz e momentosa; foi uma competição, uma corrida que exigiu todo o entusiasmo de um espírito fervoroso e consagrado (cons. Atos 20:24).  
Combater o bom combate implica em tê-lo ganhado. Isto se encaixa bem na figura de Paulo, e acrescenta ironia: embora pareça que foi derrotado e prestes a morrer como um criminoso, ele era vitorioso, pois completou a carreira que Jesus colocara à sua frente; guardara a fé transmitindo-a fielmente aos homens e organizando igrejas.

Todos aqueles que morrem na fé (Hb. 11:13) receberão no final a promessa e levarão o prêmio (I Pe. 1:9; 5:4; Hb. 10:30) somente. Carreira, no N.T. só foi usado por Paulo (Atos 13:25; 20:24). A palavra pode significar uma volta na pista de corrida. Paulo talvez pensasse na transmissão da fé através dos séculos como numa corrida de revezamento: ele terminou a sua carreira com sucesso e passou a fé aos outros. A figura da corrida de revezamento parece encaixar-se bem no versículo seguinte, pois o prêmio é de toda a "equipe", não de Paulo somente.

Guardei. Guardar não significa somente "preservar", mas também "observar e praticar". Para o crente perseverar e ser fiel até a morte é um triunfo da graça (Ap. 2:10). A fé é o testemunho completo do Evangelho, retrocedendo às palavras de Jesus aos seus discípulos (Rm. 10:17; Hb. 2:3, 4; Ap. 14:12).

É bem claro o ensino de Paulo, que ele foi fiel a palavra, guardou a fé, não desistiu no meio do caminho devido as tribulações, antes ele esperou no Senhor.  Não reteve para si próprio a palavra da vida eterna, mais transmitiu a muitos, para que todos tivessem a vida eterna.

Todos aqueles que amam a vinda de Cristo estarão se preparando e preparando outros, com a pregação do evangelho puro, para que possam receber o galardão de Deus.

Às vezes, Paulo usava em seus escritos ilustrações ligadas aos esportes: luta livre, boxe, atletismo e exercícios. Os gregos e romanos gostavam muito de esportes, e os Jogos Olímpicos e ístmicos eram considerados eventos importantes. Em sua outra carta, Paulo instou Timóteo a exercitar-se como um atleta (1 Tm 4:7, 8). Agora, o apóstolo admoesta-o a obedecer às regras.
O atleta que se esforça para vencer um jogo ou ganhar um prêmio deve ter o cuidado de obedecer às regras do jogo. Especialmente em competições gregas, os juízes eram bastante meticulosos com respeito aos regulamentos. Os competidores deveriam ser cidadãos de seu país e ter boa reputação. Ao se prepararem para o evento, deveriam seguir certos parâmetros específicos. O atleta que ficava aquém das exigências em qualquer aspecto era desqualificado da competição. Se, depois de o atleta competir e vencer, se descobrisse que ele havia quebrado alguma regra, ele perdia sua coroa.

Do ponto de vista humano, Paulo era um derrotado. Ele  não foi aclamado pelo povo por ter alcançado o 1.º lugar. Não havia ninguém nas arquibancadas torcendo por ele, pois "todos os da Ásia [o] abandonaram" (2 Tm 1:15). Estava na prisão, sofrendo como um malfeitor. No entanto, era um vencedor! Havia respeitado as regras estipuladas pela Palavra de Deus e, um dia, receberia sua recompensa de Jesus Cristo. O apóstolo está dizendo ao jovem Timóteo: "Não importa o que dizem de você. O importante é obedecer à Palavra de Deus. Você não está participando da corrida para agradar às pessoas ou conquistar fama. Mais está correndo para agradar a Jesus Cristo.

Em nenhum momento Paulo menciona em chegar em 1.º lugar ou em 2.º lugar, mais alerta a Timóteo para ele ser obediente a Palavra ir até o final no que foi proposto, a salvação eterna.
Não estamos numa disputa entre irmãos. Estamos lutando contra as hostes malignas do inferno.  Paulo nos ensina a guardar a fé em Jesus Cristo o nosso Salvador, porque ele havia presenciado muitos que no meio do caminho desistiram da carreira da fé, e para alcançar a Salvação tem que ir até o final. Completar a carreira.

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.(Efésios2:8)

Se somos salvos pela graça então não vamos chegar ao céu se alcançarmos somente o 1.º lugar. Também não podemos dizer que é prêmio de consolação. A Salvação é uma dadiva e não uma recompensa pelo 1.º lugar!!!  A salvação não pode ser de obras, pois a obra salvadora já foi consumada na cruz. Louvemos ao Senhor que morreu naquela cruz, a Salvação não prêmio de consolação é amor puro e verdadeiro. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)

Irmãos ouça a todos, mais saibam discernir as verdade de Deus. Leiam as escrituras, nelas encontramos o manual da vida eterna. Não se deixem enganar por palavras bonitas e/ou por personagens carismáticos.

Que a palavra de Deus penetre em vossos corações selando com as verdades do Senhor.

Deus os abençoe!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário