quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Lições de Crescimento de Neemias



Neemias 2:20 Então lhes respondi: O Deus do céu é que nos fará prosperar; e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos: mas vós não tendes parte, nem direito, nem memorial em Jerusalém.
Neemias foi um líder com muitas qualidades  e  em 52 dias ele levou o povo a uma de suas maiores conquistas – A RESTAURAÇÂO DOS MUROS de Jerusalém, que estavam em ruinas há mais de 100 anos.


Com ousadia e coragem, cheio de força de Deus Neemias levou o povo a conquistar vitórias físicas e espirituais.
Transformou o caos em ordem.
E estamos certos de que Deus esta chamando a igreja para um crescimento, mais precisamos aprender qual é a nossa parte e o que precisamos fazer para ver a nossa vida e a igreja crescer e avançar.
1)      Superar a Acomodação (Neemias 1:4; Neemias 2:2-3)
Neemias 1:11 Senhor, que os teus ouvidos estejam atentos a oração deste teu servo e à oração dos teus servos que tem prazer em temer o teu nome. Faze com que hoje este teu servo seja bem sucedido, concedendo lhe a benevolência deste homem. Nessa época, eu era o copeiro do rei.

·         Neemias era bem sucedido
·         Tinha uma posição de destaque e um cargo muito importante
·         Era incumbido de proteger o rei  de qualquer  tentativa de  envenenamento. Posição de destaque e privilégio, pois era necessário o Rei confiar que aquela pessoa morreria para salvar a sua vida.

O sucesso e as frustações tendem a nos acomodar. Entramos numa zona de conforto e de perigo. Entretanto Neemias sentiu a dor do povo e decidiu sair de sua posição de conforto.

A acomodação é perigosa e uma arma latente do adversário. Ela é capaz de gerar outras  2 coisas também letais:

1)RELAXAMENTO – A acomodação gera o relaxamento e em Jeremias 48:10 Maldito o homem que fizer a obra do Senhor relaxadamente e além maldito aquele que retém a sua espada do sangue.
Alguns pensam que porque  é para Deus, pode ser de qualquer  jeito, forma, relaxado. E não é assim!!!!

2)NEGLIGÊNCIA – Em Neemias 13:11 esta escrito “Por que essa negligencia
com o templo de Deus”  (Então contendi com os magistrados, e disse: Por que
se desamparou a casa de Deus? Porém eu os ajuntei, e os restaurei no seu
posto. Neemias 13:11). As pessoas estavam omissas e tinham abandonados o
seus postos. Os cantores não cantavam mais, eles não iam mais a igreja.
Neemias restaurou os muros, mas também renovou a espiritualidade  e o culto a Deus. Ele começou chamando todo o povo  a assumir as suas responsabilidades. Eles tinham ficado indiferentes e negligenciavam a obra de Deus.

3)ORAR (Ne 1:4-6; 11 e 2:1; 4-5)
E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras,  assentei-me e chorei, e lamentei por
alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus. 
Neemias 1:4

“Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que
eles deviam orar sempre e nunca desanimar (Lucas 18:1)
Sua primeira reação diante de qualquer coisa era orar. Precisamos de uma vida de oração continua. Ou bem oramos, ou vamos desanimar. Quando estamos sob pressão oramos e permanecemos firmes na Fé ou entramos em pânico.

NEEMIAS OROU COM PERSEVERANÇA (4 MESES)

4)Vencer todo o espirito de divisão
Sucedeu que, ouvindo Sambalate, Tobias, Gesem, o árabe, e o resto dos nossos inimigos, que eu tinha edificado o muro, e que nele já não havia brecha alguma, ainda que até este tempo não tinha posto as portas nos portais,
Sambalate e Gesem mandaram dizer-me: Vem, e congreguemo-nos juntamente nas aldeias, no vale de Ono. Porém intentavam fazer-me mal.
E enviei-lhes mensageiros a dizer: Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco?
E do mesmo modo enviaram a mim quatro vezes; e da mesma forma lhes respondi. 
Neemias 6:1-4


“Reunir-se é um bom começo. Manter-se juntos é progredir, pensar junto é ter unidade, e trabalhar junto é triunfar” (Henry Ford)

Por todo o livro de Neemias encontramos a expressão “A porção seguinte” ou “a seguinte porção”. Indica que eles estavam trabalhando em equipes e as pessoas se ajudavam a se encorajar mutuamente.

Não existe nenhum cristão que vive como cavalheiro solitário. Neste mundo estamos juntos e precisamos uns dos outros. Há poder no trabalho de equipe.

Aqueles homens tentaram destruir Neemias. Olha o que o líder disse: Na realidade, o que pretendiam era assustar-nos. Pensavam em desanimar-nos para que não terminássemos a obra (Neemias 6:9ª)

Vejamos as artimanhas que aqueles adversários usaram:
 1)INVEJA E CIUMES – Eles estavam com ciúmes do sucesso de Neemias e ao mesmo tempo invejavam o que ele tinha e o que estava fazendo. Não podemos permitir que cristãos tenham ciúmes do sucesso de outro ministério e até  invejem aquilo que esta sendo conquistado.
2)DISCUSSÂO - O tempo todo eles queriam distrair Neemias com discussões vãs. O tempo da discussão já acabou. Agora é tempo de reconstruir e crescer em Deus
3)DIFAMAÇÂO – (Neemias 6:5-9) Eles tentaram difamar Neemias. Aqueles homens caluniaram o líder Neemias e tentaram desacredita-lo. Eles lançaram e criticar e fizeram de tudo para desanimar Neemias.

Para vencer tudo isso,Neemias chama o povo para trabalhar em equipe e unidade (Neemias 4:19-20)

5)Permancer com a FE OUSADA (Nee 2:20)
6)Lutar pela Familia (Nee 4:14)
 Eu vi que o povo estava preocupado e por isso disse a eles, e às suas autoridades, e aos seus oficiais: - Não tenham medo dos nossos inimigos. Lembrem como Deus, o Senhor, é grande e terrível e lutem pelos seus patrícios, pelos seus filhos, suas esposas e seus lares.

Precisamos lutar pela família. O telhado espiritual de muitas casas precisa ser reconstruído. Como Cornélio (Atos 10). Precisamos lutar em oração, jejum e em fé que Deus vai transformar as vidas e os lares.

Deus mandou Gideão consertar o ser lar antes de ser liderar o povo para a vitória.

7)Fazer a obra com entusiasmo e Excelência (Neemias 2:1-2, 12-15) Neemias  demonstrou paixão (vv 1-3) e entusiasmo. Dependeu sempre de Deus e procurou fazer tudo com excelência. Neemias PLANEJOU tinha OBJETIVOS  DEFINIDOS, INSPEÇÃO, DELIGENCIA. Tudo isto mostra o seu comprometimento com a obra.

8)Ter Compaixão pelas vidas (Neemias 1:1-4 / 2:2-3)

As pessoas precisam de palavra de vida
As pessoas precisam de palavra de ânimos
As pessoas precisam de oração
As pessoas precisam de pessoas
As pessoas precisam de Deus
Conclusão:
Os arqueólogos desenterraram uma parte do muro de Neemias que tem três metros  e meio de largura. Depois de milhares de anos continuam as evidências da fidelidade e da perseverança de Neemias para que possamos vê-la.
Que evidência você vai deixar para que outros encontrem???
Como vão saber as gerações futuras que você foi fiel a Deus???

Nenhum comentário:

Postar um comentário