quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Tenha o ouvido atento à palavra de Deus



Um dos ingredientes mais importantes – e mais negligenciados pelos cristãos é ter um ouvido atento à palavra de Deus. Quem houve mal não é um bom discípulo. O apóstolo Tiago deixou bem claro. Nós conhecemos muito bem o texto que ele escreveu a respeito da língua, “mal incontido, carregado de veneno mortífero”. Quanto ao ouvido, porém, ele não tem nenhuma critica parecida. Ele exorta a não falarmos demais, mas parece insinuar que ouvir nunca é demais. Eis aqui a sua exortação:


“Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois seja pronto em ouvir, tardio para se irar. Porque a ira do homem não produz justiça de Deus”.
O apelo do Apóstolo Tiago nos faz, para que sejamos “rápidos para ouvir”, não é um apelo fácil de atender. Muitos de nós somos faladores compulsivos.
O homem tem a tendência de ouvir os seus líderes e obedece-los. Mas não leem a Bíblia e não consegue obedecer a Deus.
Salmos 40:4 Feliz o homem que põe a sua confiança no Senhor e não nos homens.
Estamos vivendo a inversão de valores. Hoje o erro é o certo, e o certo é o erro.  Isaias 5:20 Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!
Chegam a ponto de divinizar o seu “LIDER” e confiar cegamente no que falam, mas negligenciam a palavra de Deus.
Calvino disse: A obediência aos homens não deve transformar-se em desobediência a Deus. Porém os LIDERES usam de palavras de coação para conduzir o povo em seus planos sinistros e maquiavélicos. Em seus sermões usando texto fora de contexto como argumentos “santos” para inibir e coibir  o raciocínio dos homens incautos.
Deus guia os homens por meio da mente e nos deu capacidade de discernir os pros e contras. Nos Salmos 32:9-8 nos alerta para não sermos como uma mula ou cavalo que precisa de cabresto. Somos dotados de inteligência e capacidade intelectual. Mais para que seja evidente é necessário usar a esta capacidade de raciocínio e não se permitir em ser manipulado por homens “santos” que se dizem “profetas” de Deus, pois o verdadeiro mensageiro da palavra de Deus fala sobre a vontade de Deus e não a sua própria. Nós deveríamos de rejeitar qualquer afirmação de que existam hoje profetas  comparáveis aos profetas bíblico.  Pois eles eram a “boca”  de Deus, instrumento especiais de revelação e seus ensinamentos fazem parte do alicerce sobre a qual esta construída a igreja hoje. Deus dá a certas pessoas uma percepção especial quanto a sua PALAVRA e seu querer. Mas não deveríamos atribuiu a infabilidade a tais pregadores, “pastores, Bispos , Apóstolos, etc......” Pelo contrário deveríamos avaliar tanto o caráter como a mensagem daqueles que dizem falar da parte de Deus.
A principal maneira pela qual Deus nos fala hoje é pelas escrituras e infelizmente tem pessoas que sofrem de surdez voluntária e isto é pecado e insensatez.
Jesus afirma: Errais não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus" (Mt 22.29); João 5:39 Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim.
A mais de 2000 anos atrás Jesus alertava o povo para não deixar ser enganados pelos falsos profetas, e não é diferente ainda hoje. As pessoas são enganadas por homens que usam da eloquência para persuadir as pessoas.
Vivemos num país abençoado que nos da liberdade de lermos a Bíblia, livros de estudos a disposição nas livrarias, verdadeiras joias preciosas. Porém, os homens preferem manter-se na ignorância espiritual. Divinizam os seus LIDERES e se permitem ter uma mente manietada com as opiniões humanas e assim ser impedidos de terem suas próprias conclusões, e não passam de papagaios que só repetem o que os lideres falam.
Prov 12:15 O coração do entendido adquiri o conhecimento e o ouvido do sábio procura o saber.
Rom 10:2 (NIV) Pois posso testificar que eles são zelosos por Deus, mas seu zelo não é baseado no conhecimento.
Prov. 19:2 (NIV) Não é bom ter zelo sem conhecimento, nem ser apressado e perder o caminho.
Oséas 4:6 (NIV) Meu povo é destruído por falta de conhecimento.
O "TOLO" (Aqueles que são deliberadamente ignorantes e ativamente evitam a verdade).
Portanto, irmãos procurai com zelo os ensinamentos de Deus, pois “conhecereis a verdade e a verdade libertará”, quem não tem conhecimento sempre será uma presa fácil para os falsos profetas e satanás.

Deus abençoe a todos!!!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário