quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Seu papel como um Esposo: A Forma Certa


Houve um período de tempo quando o homem que conhecemos como Santo Agostinho estava longe de ser "santo." Embora criado como cristão, Agostinho abandonou sua fé no início de seus vinte anos e viveu uma vida cheia de imoralidade.

Apesar entregando-se os prazeres físicos deste mundo, no entanto, Agostinho nunca foi verdadeiramente satisfeito. Depois de grande tormento da alma, Agostinho entregou a  sua vida a Cristo e passou a caneta estas famosas palavras: "Tu nos fizeste para ti, ó Deus, e nosso coração está inquieto enquanto não acharem repouso em ti."


O propósito de nossas vidas
Agostinho estava falando por experiência própria. Ele veio pessoalmente para entender que você e eu temos sido criado para estar em um relacionamento correto com Deus. Mas não acredita na palavra de Agostinho para ele! Quando o Senhor Jesus foi perguntado o que o maior mandamento era Ele respondeu da seguinte forma: "'Amarás o Senhor teu Deus com todo teu coração e com toda a tua alma e com todo o teu entendimento e com todas as tuas forças" (Mc 12:30) . Para ter um relacionamento correto com Deus e amá-Lo acima de tudo é o propósito para o qual você e eu temos sido criado.
O carro antes do cavalo?
O que isto significa para você e eu é que nunca podemos esperar viver justamente como cônjuges, a menos que nós estamos vivendo justamente como povo de Deus. Dito de outra forma, devemos ter certeza de que estamos num relacionamento correto com Deus e amá-Lo acima de tudo, antes que possamos esperar para amar nosso cônjuge também. Nós às vezes cometem o erro de tentar corrigir ou melhorar os nossos casamentos sem ter a certeza que estamos cumprindo o propósito maior de Deus para nossas vidas: amá-Lo acima de tudo! Isto está longe de uma "banal" ou "cristão-clichê" solução para um casamento melhor. É um princípio bíblico fundamental. Pense em como colocar Deus em primeiro lugar em nossas vidas pode impactar nosso casamento.
Os Desafios
Como marido, eu sei que estou a amar minha esposa da mesma forma que Jesus me amou (Efésios 5:25). Sabendo o meu papel como um cônjuge é a parte fácil, fazê-lo, no entanto, é outro assunto! Há pelo menos dois desafios que eu corro em:

1. saber como fazer isso
2. ter a força para fazê-lo
Colocando Deus em primeiro lugar: Direção
Saber como amar um cônjuge tem uma grande dose de sabedoria. Sabedoria na Bíblia não é simplesmente o conhecimento, mas o conhecimento de Deus e Seus caminhos que resulta em uma vida piedosa. O homem "sábio" ou mulher na Bíblia não é aquele que sabe muito, mas aquele que vive de uma maneira que honre a Deus. Isso significa, é claro, que eu tenho que ser uma pessoa que coloca Deus em primeiro lugar na minha vida. É quando eu faço isso que Deus vai me direcionar no caminho certo. "Confia no Senhor de todo o teu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; em todos os teus caminhos reconhecê-Lo, e Ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal. Isto irá trazer a saúde para seu corpo e refrigério para os teus ossos "(Provérbios 3:5-8). Deus quer nos ajudar a viver com sabedoria, mas é preciso uma decisão de nossa parte para confiar totalmente em Deus e Seus caminhos em vez de nossos próprios. Quando fazemos isso, Ele nos guiará em viver vidas sábio e santo e saberemos, por sua vez, como amar os nossos cônjuges melhor.
Colocando Deus em primeiro lugar: Poder
Não é apenas uma direção que precisamos, no entanto, também precisamos de força e poder para fazer o que é certo. Você não tem que ser casado muito antes de você perceber que precisa de ajuda - e às vezes muito! - Para ser amoroso, paciente, bondoso, piedoso e justo, em geral, com o seu cônjuge. Deus nos concedeu este poder na pessoa do Espírito Santo. A Bíblia diz que todo aquele que é um crente é "selado" com o Espírito Santo (Efésios 1:13) e que o Espírito nos capacita a viver como Deus quer que nós: "Então eu digo, viver pelo Espírito, e você vai não satisfareis os apetites da natureza pecaminosa. ... O fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e auto-controle "(Gálatas 5:16, 22-23). Isso novamente exige uma decisão de nossa parte para procurar em primeiro lugar a Deus, pedindo-lhe a força do Seu Espírito Santo para que nossa vida irá mostrar o fruto do Espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário