segunda-feira, 12 de agosto de 2013

O Ontem


Eclesiastes 7:10 que diz: Não diga: "Por que os dias do passado foram melhores que os de hoje? " Pois não é sábio fazer tais perguntas.

E uma das possíveis traduções da Palavra "Fazer tais perguntas" (Heb.שׁאל שׁאל
shâ'al shâ'êl) na forma piel (Passada) é "pedir esmolas, praticar a mendicância." Então uma tradução alternativa do versículo seria:

"Jamais pense: Por que os os dias passados foram melhores? Isso só te levaria a mendigar."

Pare e Pense
Já ouvi algumas pessoas dizerem: "Eu era feliz e não sabia".  Com esta frase a pessoa estava enfatizando que o passado era melhor que o presente. Porém o ontem não existe mais, é passado. Só existe lembranças numa memoria, em fotografias antigas e  etc. Contudo, é centro de aprendizagem disponível a nós se apenas nos permitirmos aprender.
No entanto, não há espaço habitável no ontem, então não faça planos para morar lá. Por mais agradável que foi, não podemos voltar e Salomão nos alertou sobre tentar morar lá (Eclesiastes 7:10). Apesar de reflexões sobre suas realizações poderem ser encorajadoras, tome cuidado: ontem, muitos vezes, parece ser melhor do que realmente foi.  A maneira que lembramos das coisas e a maneira que realmente foram freqüentemente são duas coisas diferentes. Muitos, porém, não iam querer viver no ontem. Para eles é uma casa mal-assombrada, cheia de remorso e memórias de erros e falhas que gostariam de esquecer (Gálatas 1:13).

Mas por mais maravilhoso ou humilhante que seja, ontem não é nosso Salvador, nem necessariamente irá nos condenar. Faz pouca diferença o quanto fomos fiéis (1 Timóteo 1:19), o que pretendíamos fazer (Atos 24:25) ou o que pensamos que teríamos feito (Mateus 23:29-36). O padrão de Deus para o julgamento não é ontem, e a aceitação perante Deus não é descrita no passado. E, independente dos erros do passado, a graça e a misericórdia de Deus são suficientes para perdoar e esquecer mesmo que nós não conseguimos (Salmo 103:12).
Mesmo que os feitos de ontem foram grandes, lembre-se que as memórias do homem são curtas: nós, juntamente com nossas realizações, provavelmente não seremos imortais. Ontem logo será esquecido pela geração de amanhã (Eclesiastes 2:16; 9:13-18). “O mundo notará pouco e não lembrará por muito tempo daquilo que falamos aqui …” – isso não foi verdadeiro sobre as palavras de Lincoln porém será assim com as nossas.
Aquilo que o ontem foi é apenas uma imagem de como amanhã será. Outras pessoas falaram melhor. “Logo a frente está o ontem” e “Aqueles que são ignorantes sobre a história são condenados a repeti-la.” A conclusão de Salomão foi “nada há, pois, novo debaixo do sol” (Eclesiastes 1:9-11). Tais frases nos lembram que olhar para trás pode nos ajudar a ver o que vem pela frente. Moisés encorajou os judeus a lembrarem “dos dias da antiguidade ... pergunta a teu pai ... aos teus anciãos, e eles to dirão” (Deuteronômio 32:7). E como Roboão recusou este conselho, ele levou a nação à divisão (1 Reis 12:8). Ontem irmãos discutiram e igrejas dividiram, e a próxima geração faz o mesmo. Um olhar cuidadoso para ontem poderia ter evitado isso.
Ontem nos lembra de como nossa vida é curta (Jó 14:1-2). Nossa coleção de “ontem” que cresce rapidamente nos deixa humildes. “É verdade, hoje estamos aqui, mas amanhã pode ser apenas um túmulo no vale e uma memória de mim.” Como é fácil contar com os “ontem”. Como é impossível saber dos nossos “amanhã”.
O ontem é só um aprendizado para o hoje. Deus sempre tem o melhor para aqueles que NEle confiam e esperam.
Ontem ... nosso conhecimento e nossas memórias dele podem desafiar e dar coragem, ou deprimir e enfraquecer decisões. Que poder há no ontem! Permita que esse poder te ajude a viver um hoje mais feliz e a esperar um amanhã melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário