sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Arrependimento da boca pra fora - parte 1



Autor(a): Tim e Sheila Riter



Mimi abaixou-se para pegar, de novo, as meias sujas de Geraldo, jogadas no chão do banheiro. As meias estavam a trinta centímetros do cesto de roupas sujas. Quando ela o viu entrar no quarto, não pode se conter.
- Querido, já pedi milhões de vezes para você. Será que você poderia fazer o favor de não deixar as meias sujas jogadas no banheiro? Ajudaria muito se você as jogasse no cesto de roupas sujas. Sei que você consegue fazer isso. Já o vi fazer arremessos mais longos nos jogos de basquete da igreja!

- Querida, desculpe-me. Acho que estava distraído. Sei que isso é importante para você e não voltarei a fazer isso. Prometo!
Algumas semanas depois, ela, quando ele saiu para o trabalho, despediu-se dele com um beijo. Depois foi para a cozinha. O recipiente com artigos recicláveis estava tão cheia que os itens quase caíam no chão da cozinha. Ela também sabia que tinha mais coisas para jogar ali e, simplesmente, não haveria lugar para eles.
Assim ela, da forma que poderia lidar com aquele peso, jogou os itens descartáveis no contâiner maior. Por causa do peso, ela não conseguia segurá-lo direito, e muitas coisas caíram na calçada. Frustrada, ela recolheu todas as embalagens recicláveis da calçada e prosseguiu com seu dia.
Ao voltar para casa, Geraldo encontrou o recipiente de recicláveis cheia, na porta da frente. Ele entendeu aquela dica sutil, esvaziou o recipiente e entrou em casa.
- desculpe-me querida, não percebei que o recipiente de recicláveis estava cheio. Tentarei fazer melhor da próxima vez. A esposa respondeu: - Geraldo, essa é a segunda vez que o recipiente foi esvaziado. Realmente preciso de alguma ajuda para esta tarefa. E Geraldo concordou:
- Eu sei. Minha mente estava totalmente absorta pelo trabalho e, realmente, não reparei que o recipiente já estava cheio. Algum tempo depois, eles tiveram uma reunião com o pequeno grupo, e a conversa foi sobre o programa de Emeril, no Food Channel.
Geraldo não resistiu e fez uma brincadeira:
- Pessoal, ninguém cozinha como minha esposa. Na verdade, ela usa o alarme de fumaça como relógio! Ainda bem que o alarme tem pilhas longa vida! No caminho de volta para casa, Mimi disse:
- Geraldo, quantas vezes já lhe pedi para não fazer brincadeiras sobre minha falta de habilidade para a cozinha com o pequeno grupo? Faço o melhor que posso. Algumas das mulheres do pequeno grupo são cozinheiras fantásticas, e você faz com que eu me sinta como uma garotinha de escolha da aula de economia doméstica. Sinto-me muito diminuída quando você faz isso.
E ele se desculpou:
- Mimi, peço perdão. As palavras saíram da minha boca e, quando percebi, já as havia dito. Não pensei antes de falar. Não farei isso novamente. Estou falando sério. -

A mentira
Muitos maridos descobrem que apenas dizer ¨desculpe-me, não farei de novo¨ parece encobrir a grande quantidade de pecados. As palavras parecem ajuda-los a sair de uma situação difícil graças a seus erros, e eles conseguem evitar as questões reais. Na verdade, eles não sentem muito por seus erros, pois continuam a agir da mesma forma. Eles, em particular, não querem parar o que estão fazendo e errado, mas apenas querem parar de falar sobre o assunto.
Quem escuta a mentira Mimi se sentia frustrada, pois Geraldo continuava a evitar conversar sobre as questões que ela trazia á baila. Quando ele, com total falta de sinceridade, dizia-lhe o que ela queria ouvir, a irritação dela aumentava. Ela achava difícil se aprofundar nas questões quando ele concordava superficialmente com ela. Depois de cada encontro para conversas, ela sentia que eles haviam deixado de lado os aspectos essenciais dos assuntos em questão, mas ela não sabia como chegar ao ponto em que eles precisavam chegar.
Como o mesmo padrão de comportamento continuou, ela passou a vê-lo apenas como o senhor ¨desculpe-me não farei isso de novo¨ - igual ao menino na história que anunciava a chegada do lobo. Ela já não acreditava mais nele. A frustração de Mimi começou a virar raiva e ressentimento. Quando Geraldo evitava o conflito de forma constante, ela se sentia excluída da vida dele. Nada ficava resolvido nem era discutido. A raiva de Mimi se espalhou para outras áreas do relacionamento, pois o marido, embora parecesse não ter consciência disso, estava corroendo a confiança e transmitindo falta de interesse por sua esposa.
Certo dia, ela, enquanto conversava com uma amiga, resumiu a questão: ¨Acho que ele quer evitar o conflito. Ele acha que, se fizer o pedido de desculpas padrão, eu ficarei quieta e acreditarei nele. Mas nada muda. Repetimos a mesma conversa dia após dia. Sinto como se existisse um tumor em nosso casamento, ele quisesse curá-lo ao pôr apenas um band-aid na ferida. Algum dia, ele terá que lidar com essas questões.
(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário